sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Trabalho Escolar - Blog Fisica Castelo Branco



PROJETO: 

Construção de blogs- Física  Castelo Branco
Tem o objetivo de fomentar o debate, criação, divulgação e utilização de ideias sustentáveis com alunos do 2ª Série do Ensino Médio com a produção de blogs sobre a sustentabilidade, produção de energia elétrica e seu consumo consciente e conteúdos abordados na disciplina de  FISICA . A meta é a exposição dos trabalhos dos grupos no blog com todos os trabalhos apresentados com vídeos, fotos das equipes , experiências, apresentadas durante o ano letivo de 2012 no  1º., 2 e 3 bimestre.
- Disciplinas: Física 7.O (pontos)
- Data final dos blogs prontos na rede (internet): 19/11/12.
Instruções gerais:
  • Os alunos devem criar um   blog (blogspot, videos ,fotos, etc), onde um responsável  de cada grupo é responsável pelas postagens e escolha de template e estrutura de acesso aos dados (páginas, abas, links, organização, etc).
  • Para confirmar criação do blog, os alunos devem enviar um email para hibrahimpc@gmail.com com o assunto no seguinte formato: “[Turma X] BLOG Grupo Y”, onde X = sua turma da 2ª série e Y = nº do seu grupo na divisão feita pelo professor Hibrahim. A data limite finalização do blog é 19/11/12.
  • Abaixo estão descritas as principais instruções de disciplina para realização do trabalho. Procure informações adicionais com os professores da disciplina em sala de aula, tais como: necessidade de entregar uma prévia do trabalho para correção antes de publicá-las no blog; detalhes da metodologia e tratamento dos dados e pesquisas que serão divulgadas no blog; quantidade de informação gerada (mínimo de linhas e necessidade de imagens ou gráfico); se a parte relativa à disciplina do professor precisa ser entregue em cópia impressa, ou se o professor usará o próprio blog para avaliação do trabalho; outros detalhes e dúvidas.
  • Após a avaliação do blog pelo professor, os alunos devem atender as sugestões, correções e críticas para melhorar o conteúdo do blog, já que eles serão divulgados para a comunidade escolar.

Instruções específicas:  O blog deve conter:
  • Texto produzido sobre a Usina de Lajeado.
  • Conceituação, informações, dados e exemplos sobre desenvolvimento sustentável, , biocombustíveis, energia não-renovável e energia renovável.
  • Descrição sobre o funcionamento, análise do custo de instalação e capacidade de produção, características de sua operação, vantagens e desvantagens dos seguintes tipos de usinas de produção de energia elétrica: HIDROELÉTRICA, TERMOELETRICA, TERMONUCLEAR, SOLAR E EÓLICA.
  • Esquema ilustrado produzido pelos alunos de como a energia é transformada em todo processo de produção da eletricidade de cada tipo de usina citado no item acima.
  • Vídeos, entrevistas, reportagens e artigos (utilize fontes confiáveis e de credibilidade) sobre os tipos de usinas de eletricidade, biocombustíveis e desenvolvimento sustentável.
·         Textos com unidades de medida (calor, temperatura, calor específico, dilatação, efeitos do  aumento da temperatura no meio ambiente etc.).( experiência Fisica) vídeo.
·          Funcionamento de termômetros de diferentes  modelos e em diferentes escalas.
·         Vídeos (Verificar  e explicar a dilatação térmica).
·         Conceitos de capacidade calorífica e calor específico como propriedade de um material identificável no processo de transferência de calor.
·          Como transmitir energia, sem transmitir matéria (Ondas mecânicas e eletromagnéticas)
·         Termodinâmica: Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica Máquinas térmicas; vídeos  e apresentação experiências a alunos do 9 ano ensino Fundamental dia 05/11/2012
·         A importância do estudo da forma de propagação das ondas para o progresso tecnológico.
·          Vídeos: Classificação das ondas, ondas periódicas, fenômenos ondulatórios, reflexão, refração, difração, dispersão Polarização e Interferência.
·         Texto , vídeos e imagens  de instrumentos musicais, o ouvido e a audição.
·         Textos imagens e vídeos com experiência feitas pelos alunos sobre:  Óptica geométrica e física.
·         A luz e as demais ondas eletromagnéticas)
·         Formação, reprodução, transmissão e detecção de imagens (ótica geométrica)
·         Vídeo, imagens e conteúdo sobre  o funcionamento do olho)
·         ELABORAR 16 QUESTÕES  COM GABARITO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe !!!! Sugestões!!!

Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...