segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MEIO AMBIENTE

 Desastre "HOMEM" mata milhares de peixes na Usina de Lajeado
Milhares de peixes morrem abaixo da Usina de Lajeado. Equipes do Ibama vão fazer vistoria nesta terça-feira, 29, para verificar os danos ambientais.
Autor: Antônio da Luz
Peixes tentam sobreviver
Marcelo.Gris
Mais um desastre ambiental registrado no sábado, 27, provocou a morte de milhares de peixes nas proximidades da Usina de Lajeado, entre os municípios de Lajeado e Miracema.

A denúncia foi feita por pescadores e moradores que chamaram a Companhia Independente de Polícia Rodoviária e Ambiental do Tocantins (Cipra) para acompanhar a situação.

Esta não é a primeira vez que milhares de peixes morrem abaixo da usina. Entre as espécies que estão morrendo estão surubins, cachorras, piaus e pintados. O problema seria a diminuição repentina da vazão do rio em função da operação da usina.

Em julho outra situação semelhante aconteceu no mesmo local. O caso deixa revoltados os pescadores e famílias que sobrevivem da pesca.

Vistoria do Ibama
O superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Joaquim Henrique Montelo Moura, informou ao T1 Notícias que uma equipe do Instituto vai vistoriar  o local na manhã desta terça-feira, 30.

Ainda de acordo com Joaquim Moura, no final de novembro será realizado um workshop com instituições de pesquisas ambientais e a empresa responsável pela usina para discutir uma forma para minimizar a situação.

O superintendente do Ibama argumentou que a situação acontece em função da mudança brusca na escala de produção de energia, determinada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). “Quando o ONS determina que seja aumentada a produção, a usina libera mais água e os peixes entendem que se trata de uma cheia e sobem o rio. De repente, o ONS determina a redução da produção e a usina reduz bruscamente a vazão, ocasionando a morte”, informou.


(Com informações de Marcelo Gris)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe !!!! Sugestões!!!

Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...