PRÊMIO TOCANTINS SUSTENTAVEL –EDIÇÃO 2011
PROJETO HORTA E VIVEIRO ESCOLAR
RESUMO
Projeto apresentado sobre orientação do
professor de Matemática Hibrahim Soares Lima , juntamente com discentes e
demais professores do Colégio Estadual
Presidente Castelo Branco em Dois Irmãos do Tocantins especificamente no ensino
fundamental 2 fase do 7º ao 9º Ano e Ensino Médio. Com inicio em agosto de 2011
com tempo de duração indeterminado com aplicação dos conteúdos de matemática no
projeto horta e viveiro escolar desenvolvendo a teoria e pratica no cotidiano
do aluno como calculo de área, volume, perímetro, escala, frações, equações,
teorema de Pitágoras, tratamento de informação com tabelas e gráficos de
setores e barra, razão e proporção, media, mediana e moda, função do primeiro grau,
espaçamento, transformação de unidades de medidas.
INTRODUÇAO
A falta de políticas
publica para o meio ambiente na exploração dos recursos naturais tem acarretado
prejuízos irreparáveis ao meio ambiente, alterando os ecossistemas e
danificando a cadeia alimentar ao destacar- se o desmatamento e assoreamento
dos rios e córregos próximo a Dois irmãos. Dois Irmãos é uma cidade do estado do Tocantins baseado na atividade agropecuária , com
cultivos de subsistência anuais, desmatamento para criação intensiva de gados,
que colabora com sérios problemas
ambientais, comprometendo os recursos naturais e a qualidade de vida da
população inclusive com a falta de água .
O presente projeto propõe
desenvolver práticas educacionais que unam forças entre a escola comunidade por
meio de atividades cotidianas da horta e viveiro escolar com ações que objetiva
a sensibilização dos alunos sobre a problemática ambiental regional, bem como,
a importância social, econômica e ecológica das espécies florestais nativas no
processo de recomposição de áreas degradadas.
O projeto horta e viveiro
escolar visa contribuir para diminuição dos danos causados pelo homem ao meio
ambiente nas ultimas décadas de forma coletiva em parceria com a comunidade
local com finalidade de disponibilizar aos chacareiros e produtores rurais
mudas de espécies florestais na preservação, conservação e recuperação do meio
ambiente e conscientização dos mesmo ,
com reflorestamentos as margens de rios e córregos. A horta é primordial para o desenvolvimento
do aluno, especificamente na disciplina de matemática como forma pratica de
conhecer os conceito aplicados em sala de aula nas ações realizada com o
discente no qual tem contato direto no preparo dos canteiros e a prática diária
do cuidado com a horta por meio de estudos em grupo, relatórios, construção
planta baixa da horta, manuseio de régua, trena e transferidores. Alem do calculo
de área, volume, frações, tratamento de informação com gráficos e tabelas,
perímetro, escala de medidas metros para cm. Porcentagem, teorema de Pitágoras,
regra de três, figuras geométricas, ângulos, media, mediana, moda.
OBJETIVO
Fortalecer o desenvolvimento das ações pedagógicas e
melhoria de aprendizagem dos educando nas áreas de ciências da natureza, no
sentido de compreendê-lo, proporcionando a formação integral, com elevação da
escolaridade e incentivo dos mesmos a desenvolver uma visão socioeducativa na
vida educacional por meio da horta e viveiro escolar e sobre tudo prover
a produção de mudas de espécies nativas ao sensibilizar estudante e comunidade sobre o valor ambiental, social e
econômico das florestas nativas, bem como, integrar a comunidade na
conservação, preservação e recuperação do meio ambiente, com permanecia de
espécies o qual está vinculado a permanência
de Espécies Vegetais e Preservação Ambiental.
RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS
Aprimoramento do interesse e participação dos alunos de forma coletiva
relacionado ao cotidiano a pratica e teoria com implementação de valores
importantes como criatividade, talento
individual, equipe, espírito de
liderança e o companheirismo . O projeto
visa expor ações que contribuí para o desenvolvimento educacional dos discentes
com participação ativa na busca de
melhoria para a pratica de ensino e integração de toda uma unidade escolar,
contagiando servidores da educação, comunidades e principalmente os alunos com temática
alinhada ao desenvolvimento comunitário, sendo esta, democrática de âmbito
educacional e cultural. Além do envolvimento direto da comunidade, o projeto
estimula a sociedade a e ao mesmo tempo desperta a participação de outras
atividades exercida na escola, diretamente ligada a atividades socioeducativa com
maior integração do corpo docente, melhora no nível de socialização do aluno,
desenvolvimento das habilidades especificas do aluno relacionando teoria e pratica
com revitalização da horta e viveiro escolar com plantio de mudas nas nascentes
e margens de córregos entorno da cidade no trabalho de conscientização da
necessidade de conservação e preservação dos recursos naturais.
Os
alunos envolvidos desenvolva habilidade, presteza na elaboração de
pesquisa como; o solo, o clima e o tipo de arvores a serem
plantadas, relatórios da horta com uso da matemática ( gráficos, tabelas, escala,
régua, calculo de área , volume, perímetros, tipos de hortaliças, perímetro,
espaçamento entre canteiros e estaca. Media de plantio por canteiros. Calculo
da diagonal dos canteiros usando teorema de Pitágoras. E a importância do solo
na reprodução de alimentos e conservação da natureza para geração atual e
futura.
METODOLOGIA
O projeto realiza-se a na unidade
de ensino Presidente Castelo Branco num espaço de 110 (cento e dez)
metros quadrados com inclusão de 7 canteiros com padrões de 1,20 m de largura por 4.0 metro de comprimento e uma
area de para viveiro de 5,65 m e largura por 6 metros de comprimento.
A
manutenção do viveiro e horta escolar é realizada semanalmente pelas atividades
a seguir caracterizadas: coleta de sementes em árvores-matrizes previamente
identificadas e catalogadas de acordo com as características do fuste e copa,
beneficiamento das sementes e avaliação da viabilidade de Sementes, semeadura,
transplante e tratos culturais.
Ações a serem desenvolvidas no
viveiro escolar com ações a partir de novembro de 2011.
TABELA 1 – Caracterização das ações
desenvolvidas e público atingido. Período de 2011-2012 no viveiro escolar da
unidade de ensino Presidente Castelo Branco no município de Dois Irmãos do Tocantins.
1.
Atividades de manutenção do viveiro, paisagismo e
arborização da escola .
|
2.
Palestras
sobre coleta, manejo e armazenamento de sementes florestais;
|
3. Plantio de
2.000 mudas nativas, em áreas de preservação permanente e faixas ciliares de
cursos d água, envolvendo cerca de 300 pessoas;
|
4- Promoção de dia de campo; Participação de alunos do
ensino fundamental e médio , com palestra sobre a importância para a
conservação dos mananciais hídricos e plantio de 1,000 mudas nas margens do
córrego que abastece o a cidade de Dois Irmãos.
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5. Suporte de mudas ( viveiro) 33 m² - madeira
reciclada isopor
|
Mangueira de irrigação
30 metros
|
Sacos plásticos 2.000 (mudas)
|
Cerca de proteção do viveiro. Tela, muro espaço já
pronto utilizando na área da horta escolar.
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TABELA 2- Caracterização das ações desenvolvidas na
horta escolar no período de 2011
aplicados
na 2 fase do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.. Período de
2011-2012 no viveiro escolar da unidade
de ensino Presidente Castelo Branco no
município de Dois Irmãos do Tocantins.
Relatório da horta com calculo matemático, usando régua,
trena, calculadora, Teorema de Pitágoras, perímetro, área e volume
|
Medidas da horta : área total da horta, perímetro da
horta, diagonal, transformação de unidades
|
Adubação da horta:
Quantidade de adubo por canteiro (calculo do volume de cada canteiro)
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Colheita das hortaliças : Tratamento de informação –
tabelas e gráficos.
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Palestra sobre a importância da Horta escolar –
Importância da horta na alimentação escolar
|
Manutenção da horta escolar: Regar canteiros, adubação,
combate as pragas, plantio e limpeza
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Uso da matemática teoria e pratica
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Pesquisa realizada em prol da melhoria da horta escolar
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Plantio : Plantio de mudas e plantio direto no canteiro
|
Ferramentas: Colher, enxada, regador e mangueira
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CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Tabela 3 - mudas a serem plantadas no viveiro
escolar no período de 2011 a 2012 para recuperação de áreas degradadas.
Espécies florestais
nativas
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. Período 2011- 2012.
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|||
Aroeira-mansa
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2011
|
2012
|
2013
|
2014
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Ingá
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2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
Ipê-amarelo
|
------
|
2012
|
2013
|
2014
|
Jaboticaba
|
------
|
2012
|
2013
|
2014
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ESPÉCIE FAMÌLIA
Aroeira-mansa (Schinus terebinthifolius)
Anacardiaceae
Ingá (Inga uruguensis) Fabaceae
Ipê-amarelo (Tabebuia alba) Bignoniaceae
Ipê-roxo (Tabebuia avellanedae) Bignoniaceae
Jaboticaba (Myrcia trunciflora) Myrtaceae
Tabela 4 - Ações realizadas na horta escolar no período de 2011 aplicados na 2 fase do
Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.
Ações
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Janeiro
março
|
Abril junho
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Agosto outubro
|
Novembro Dezembro
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Revitalização da horta escolar
|
x
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Relatório da horta com calculo matemático
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x
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|||
Medidas da horta
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x
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Adubação da horta
|
x
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Colheita das hortaliças
|
x
|
x
|
x
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Palestra sobre a importância da Horta escolar
|
x
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|||
Manutenção da horta escolar
|
x
|
x
|
x
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Uso da matemática teoria e pratica
|
x
|
x
|
x
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|
Pesquisa realizada em prol da melhoria da horta escolar
|
x
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|||
Limpeza da horta
|
x
|
x
|
x
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Tabela 5 –
Ações realizadas no viveiro no período
de 2011 aplicados na 2 fase do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino
Médio.
Ações 2011
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Janeiro
março
|
Abril junho
|
Agosto outubro
|
Novembro Dezembro
|
Construção do viveiro escolar
|
x
|
x
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Plantio de Mudas
e sementes nativas
|
x
|
|||
Manutenção do viveiro
|
x
|
x
|
||
Palestra sobre a importância da conservação e
recuperação das áreas degradadas.
|
x
|
|||
Pesquisa realizada na conservação e preservação meio
Ambiente
|
x
|
x
|
||
Concurso Meio Ambiente e Sociedade
|
x
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Tabela 6 -
Ações realizadas no viveiro no período
de 2012-2014 aplicados na 2 fase do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino
Médio.
Ações 2012-2014
|
Janeiro
março
|
Abril junho
|
Agosto outubro
|
Novembro Dezembro
|
Plantio de Mudas e sementes nativas
|
x
|
x
|
x
|
|
Manutenção do viveiro
|
x
|
x
|
x
|
x
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Palestra sobre a importância da conservação e
recuperação das áreas degradadas.
|
x
|
x
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||
Pesquisa realizada na conservação e preservação meio
Ambiente
|
x
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|||
Concurso Meio Ambiente e Sociedade
|
x
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Promoção de dia de campo; participação de alunos do
ensino fundamental e médio
|
x
|
x
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Plantio de 2.000 mudas nativas, em áreas de preservação
permanente e faixas ciliares de cursos d água
|
x
|
x
|
x
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|
Criação blog inclusão do projeto
|
x
|
x
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REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.
EMBRAPA –
CARTILHA HORTA - CULTIVO DE HORTALIÇAS, Autores Nozomu Makishima, Luis Antonio Silveira
Melo, Vanessa Fernandes Coutinho e Leonídia Leite Rosa, Jaguariúna, São Paulo,
2010
Luziano S. Carvalho Programa de Reflorestamento das Áreas de
Preservação Permanente – Programa de Nascentes . Goiânia 2006.
ANEXOS
Colégio
Estadual Presidente Castelo Branco
Projeto Horta e Viveiro Escolar
Autorização
Eu_______________________
autorizo meu filho(a)_______________________________
estudante do
colégio estadual Presidente Castelo Branco cursando ___ ANO do Ensino
Fundamental a
participar do Projeto Horta e Viveiro Escolar com inserção na disciplina Matemática.
Uma aula dinâmica
aplicada na própria unidade escolar. No qual o aluno
convive no dia a dia com construção de maquete,
figuras geométrica,
estatísticas, gráficos, perímetro, tabelas, área, volume, ângulos, equações
porcentagem,
razão e proporção. Durante o ano letivo de 2011. Com inicio do
projeto no 2º bimestre a partir do mês do
dia 05 de maio de 2011.
OBS: Inclui a seguir sua duvida ou
sugestão para que possamos juntos ser mediadores da construção do
conhecimento
do seu filho.
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Atenciosamente,
Prof Hibrahim e Fábio
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