ESCOLA ESTADUAL LIBERDADE

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    PROJETO HORTA GEOMÉTRICA ESCOLAR

      RESUMO
         O projeto apresentado será conduzido sob orientação do professor de Matemática Hibrahim  com alunos do 8º ano Ensino fundamental na Escola Estadual Liberdade, localizada no bairro Aureny III - Palmas/TO, através da horta geométrica escolar. Possibilitando a aplicação e integração dos conteúdos de matemática, desenvolvendo a teoria e prática no cotidiano do aluno.
    Na Matemática: construção de canteiros em formas de figuras geométricas (circulo, trapézio, quadrado, retângulo, losângulo, triângulo, entre outros), desenvolvendo aulas pratica e teóricas como: cálculo de área, volume, perímetro, escala, frações, equações, tratamento de informação com tabelas e gráficos de setores e barra, razão e proporção, espaçamento, transformação de unidades de medidas. Maquete, formas livres geometria plana e espacial;


    INTRODUÇÃO

    O Projeto Horta Geométrica escolar, propõe desenvolver práticas educacionais que unam forças entre a escola e a comunidade por meio de atividades cotidianas da horta geométrica escolar com ações que objetivam a sensibilização dos alunos.
    A horta é primordial para o desenvolvimento do aluno, especificamente nas disciplinas de matemática e biologia como forma prática de conhecer os conceitos aplicados em sala de aula nas ações realizadas com os discentes no qual tem contato direto no preparo dos canteiros e a prática diária do cuidado com a horta por meio de estudos em grupo, relatórios, construção planta baixa da horta, manuseio de régua, trena e transferidores. Além do cálculo de área, volume, frações, tratamento de informação com gráficos e tabelas, perímetro, escala de medidas metros para cm, porcentagem, , regra de três, figuras geométricas planas e espacial, ângulos, retas  e planos, entre outros.

    OBJETIVO
    Proporcionar aos discentes atividades diversificadas que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima por meio desenvolvimento de ações pedagógicas que proporcionem a melhoria da aprendizagem dos mesmos, complementação da alimentação escolar;
    OBJETIVO ESPECÍFICO
    ·         Utilizar metodologia diferenciada de maneira a melhorar o ensino aprendizagem.
    ·         Produzir, através da horta, alimentação saudável na própria escola.
    ·         Integrar a comunidade escolar á comunidade local.

    METODOLOGIA
                Diante da necessidade de contextualizar os conteúdos e motivar os alunos a querer construir o conhecimento acerca de determinado assunto, a horta geométrica escolar torna-se uma peça fundamental na compreensão e estimulação à aprendizagem escolar.
    O projeto será executado através da construção da horta geometrica.
    As atividades de matemática será desenvolvida da seguinte forma:
    ü  Planta baixa da horta geometrica
    ü  Estudo da horta com cálculo matemático, usando régua, trena, calculadora, , perímetro, área e volume
    ü  Medidas da horta: área total da horta, perímetro da horta, diagonal, transformação de unidades.
    ü  Adubação da horta: Quantidade de adubo por canteiro (cálculo do volume de cada canteiro)
    ü  Colheita das hortaliças: Construção de tabelas e gráficos.
    ü  Construção de uma maquete para o estudo da razão, proporção e escala fazendo um estudo interdisciplinar da horta.
    ü  Noção de espaço e escala utililizando-se dos espaçamentos das hortaliças e o mapeamento (planta) da horta ou canteiros.
    Para o cálculo do tempo de germinação das sementes será designado, através de cronograma, alunos para acompanhar dia-a-dia essa etapa na vida das plantas.
    Haverá uma exposição, a ser realizadas pelos alunos, através de vídeos, slides, tabelas e gráficos sobre a importância e a relação de se manter uma alimentação equilibrada e balanceada – com pouca gordura e frituras – com a aquisição de vida saudável.

    CRONOGRAMA
    Tabela 1  -  Ações para a horta escolar  no período de 2017-2018.
    Ações
    Janeiro
    Março
    Abril junho
    Agosto outubro
    Novembro Dezembro
    Relatório do Projeto



    X    2017
    Revitalização da  horta escolar


    x

    Medidas da horta


    x

    Adubação da  horta


    x
    x
    Plantio das hortaliças



    X
    Palestra sobre a importância da Horta escolar


    x

    Manutenção da horta escolar

    x
    x
    X
    Uso da matemática teoria e pratica

    x
    x
    X
    Limpeza da horta

    x
    x
    X





    Ações
    2017
    2018
    Nov - Dez
    Jan - Mar
    Abr – Jun
    Jul – Set
    Out - Dez
    Revitalização da horta escolar
    x
    x
    X
    X

    Relatório da horta com calculo matemático

    X
    X
    X

    Medidas da horta
    x
    X
    X
    X

    Adubação da  horta


    X
    x

    CONSTRUÇÃO COBERTURA DA HORTA




    X
    Colheita das hortaliças



    x
    X
    Palestra sobre a importância da Horta escolar


    x
    X
    X
    Tratos culturais
    x
    x
    x
    x
    X

    RESULTADOS ESPERADOS
    • Desenvolver o ensino aprendizagem na área de Matemática, integrando a teoria à prática.
    • Conseguir a conscientização sócio-ambiental dos estudantes
    REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.
    EMBRAPA – CARTILHA HORTA - CULTIVO DE HORTALIÇAS, Autores NozomuMakishima, LuisAntonio Silveira Melo, Vanessa Fernandes Coutinho e Leonídia Leite Rosa, Jaguariúna, São Paulo, 2010

    Luziano S. Carvalho Programa de Reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente – Programa de Nascentes . Goiânia 2006.

    ANEXOS
















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