Escola Pública Estadual
Etapas de Ensino |
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PROJETO HORTA GEOMÉTRICA ESCOLAR
RESUMO
O projeto apresentado será conduzido sob orientação do professor de Matemática Hibrahim com alunos do 8º ano Ensino fundamental na Escola Estadual Liberdade, localizada no bairro Aureny III - Palmas/TO, através
da horta geométrica escolar. Possibilitando a aplicação e integração dos
conteúdos de matemática, desenvolvendo a teoria e prática no cotidiano do
aluno.
Na Matemática: construção
de canteiros em formas de figuras geométricas (circulo, trapézio, quadrado,
retângulo, losângulo, triângulo, entre outros), desenvolvendo aulas pratica e
teóricas como: cálculo de área, volume, perímetro, escala, frações, equações, tratamento de informação com tabelas e gráficos de
setores e barra, razão e proporção, espaçamento, transformação de unidades de
medidas. Maquete, formas livres geometria plana e espacial;
INTRODUÇÃO
O Projeto Horta Geométrica
escolar, propõe desenvolver práticas educacionais que unam forças entre a
escola e a comunidade por meio de atividades cotidianas da horta geométrica escolar
com ações que objetivam a sensibilização dos alunos.
A horta é primordial para
o desenvolvimento do aluno, especificamente nas disciplinas de matemática e
biologia como forma prática de conhecer os conceitos aplicados em sala de aula
nas ações realizadas com os discentes no qual tem contato direto no preparo dos
canteiros e a prática diária do cuidado com a horta por meio de estudos em
grupo, relatórios, construção planta baixa da horta, manuseio de régua, trena e
transferidores. Além do cálculo de área, volume, frações, tratamento de
informação com gráficos e tabelas, perímetro, escala de medidas metros para cm,
porcentagem, , regra de três, figuras geométricas planas e espacial, ângulos, retas e planos, entre outros.
OBJETIVO
Proporcionar aos
discentes atividades diversificadas que minimizem o fracasso escolar melhorando
sua autoestima por meio desenvolvimento de ações pedagógicas que proporcionem a
melhoria da aprendizagem dos mesmos, complementação da alimentação escolar;
OBJETIVO ESPECÍFICO
·
Utilizar metodologia diferenciada de maneira a
melhorar o ensino aprendizagem.
·
Produzir, através da horta, alimentação saudável
na própria escola.
·
Integrar a comunidade escolar á comunidade
local.
METODOLOGIA
Diante
da necessidade de contextualizar os conteúdos e motivar os alunos a querer
construir o conhecimento acerca de determinado assunto, a horta geométrica escolar
torna-se uma peça fundamental na compreensão e estimulação à aprendizagem
escolar.
O projeto será executado através da construção da
horta geometrica.
As atividades de matemática será desenvolvida da
seguinte forma:
ü Planta baixa da horta geometrica
ü Estudo da horta com cálculo
matemático, usando régua, trena, calculadora, , perímetro, área e volume
ü Medidas
da horta: área total da horta, perímetro da horta, diagonal, transformação de
unidades.
ü Adubação
da horta: Quantidade de adubo por canteiro (cálculo do volume de cada canteiro)
ü Colheita
das hortaliças: Construção de tabelas e gráficos.
ü
Construção de uma maquete para o estudo da
razão, proporção e escala fazendo um estudo interdisciplinar da horta.
ü Noção de espaço e escala utililizando-se
dos espaçamentos das hortaliças e o mapeamento (planta) da horta ou canteiros.
Para o cálculo do tempo de
germinação das sementes será designado, através de cronograma, alunos para
acompanhar dia-a-dia essa etapa na vida das plantas.
Haverá uma exposição, a ser
realizadas pelos alunos, através de vídeos, slides, tabelas e gráficos sobre a
importância e a relação de se manter uma alimentação equilibrada e balanceada –
com pouca gordura e frituras – com a aquisição de vida saudável.
CRONOGRAMA
Tabela 1 -
Ações para a horta escolar no
período de 2017-2018.
Ações
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Janeiro
Março
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Abril junho
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Agosto outubro
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Novembro Dezembro
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Relatório do Projeto
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X 2017
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Revitalização da
horta escolar
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x
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Medidas da horta
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x
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Adubação da horta
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x
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x
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Plantio das hortaliças
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X
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Palestra sobre a importância da Horta escolar
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x
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Manutenção da horta escolar
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x
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x
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X
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Uso da matemática teoria e pratica
|
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x
|
x
|
X
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Limpeza da horta
|
|
x
|
x
|
X
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Ações
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2017
|
2018
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Nov
- Dez
|
Jan
- Mar
|
Abr
– Jun
|
Jul
– Set
|
Out
- Dez
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|
Revitalização da horta escolar
|
x
|
x
|
X
|
X
|
|
Relatório da horta com calculo
matemático
|
|
X
|
X
|
X
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|
Medidas da horta
|
x
|
X
|
X
|
X
|
|
Adubação da horta
|
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|
X
|
x
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|
CONSTRUÇÃO COBERTURA DA HORTA
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|
|
|
X
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Colheita das hortaliças
|
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|
x
|
X
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Palestra sobre a importância da Horta escolar
|
|
|
x
|
X
|
X
|
Tratos culturais
|
x
|
x
|
x
|
x
|
X
|
RESULTADOS ESPERADOS
- Desenvolver o ensino aprendizagem na área de
Matemática, integrando a teoria à prática.
- Conseguir a conscientização sócio-ambiental dos
estudantes
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.
EMBRAPA –
CARTILHA HORTA - CULTIVO DE HORTALIÇAS, Autores NozomuMakishima, LuisAntonio
Silveira Melo, Vanessa Fernandes Coutinho e Leonídia Leite Rosa, Jaguariúna,
São Paulo, 2010
Luziano S. Carvalho Programa de
Reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente – Programa de Nascentes .
Goiânia 2006.
ANEXOS
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