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III Seminário Estadual Nós Propomos
TEMA:
Educação, cidade e cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade
OBJETIVO:
Apresentação de trabalhos sobre Direito à Cidade pelos alunos do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Palmas.
REALIZAÇÃO:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC).
CONVÊNIO:
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL)
DATA: 12/11/2018 (segunda-feira)
HORÁRIO: DAS 14h às 17h30min
LOCAL: Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Bloco IV – Auditório da Reitoria - Quadra 109 Norte, Avenida NS15, ALCNO-14 - Plano Diretor Norte, Palmas – TO.
DATA: 13/11/2018 (terça-feira)
HORÁRIO: DAS 8h às 12h - DAS 14h às 17h
LOCAL: Defensoria Pública do Estado do Tocantins – DPE - Paço Municipal - Quadra 502 – Sul - Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Centro.
Educação, cidade e cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade
OBJETIVO:
Apresentação de trabalhos sobre Direito à Cidade pelos alunos do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Palmas.
REALIZAÇÃO:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC).
CONVÊNIO:
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL)
DATA: 12/11/2018 (segunda-feira)
HORÁRIO: DAS 14h às 17h30min
LOCAL: Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Bloco IV – Auditório da Reitoria - Quadra 109 Norte, Avenida NS15, ALCNO-14 - Plano Diretor Norte, Palmas – TO.
DATA: 13/11/2018 (terça-feira)
HORÁRIO: DAS 8h às 12h - DAS 14h às 17h
LOCAL: Defensoria Pública do Estado do Tocantins – DPE - Paço Municipal - Quadra 502 – Sul - Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Centro.
PROJETO NÓS PROPOMOS:
DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E PLANO DIRETOR
Tema do Seminário: “Educação, cidade e
cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade”
III SEMINÁRIO ESTADUAL NÓS PROPOMOS
Escola
Estadual Liberdade
PALMAS
–TO, 7 DE NOVEMBRO DE 2018
Nome da Escola
Escola
Estadual Liberdade
Localização
Area
Verde 09 Rua 40 Esq Conjunto 35
|
Jardim
Aureny III
|
Palmas
- TO
|
CEP:
77270-000
|
Fone: (063) 3218-6235
|
Diretora
Maria Nazaré Macena Rodrigues
|
Coordenador Responsavél
na Escola
Roberto Pereira de Carvalho
|
Professores Orientadores:
Hibrahim
Soares Lima
|
José
Luiz Pinheiro de Carvalho
|
Alunos responsaveis pelo projeto Tocando em Frente - Nós Propomos 2018
Nome
|
Alysson
Silva
|
Anne
Karolliny
|
Dario
Amorim
|
Emilly
Santos
|
Giovanni
Miranda
|
Luana
Rodrigues
|
Rubens
Fabiano
|
Wanderson
Bruno
|
Introdução
O projeto
‘’Tocando em Frente’’ vem com a proposta de inclusão social de jovens da comunidade
de Palmas, oferecendo aulas gratuitas de violão; com a intenção de criar uma
atividade dinâmica capaz de gerar aprendizado musical no horário vago dos
participantes aos finais de semana.
OBJETIVO GERAL
Promover aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino
Médio, além dos jovens da comunidade, a
oportunidade de ingressar em um projeto social que desenvolva habilidades
musicais, tal como: o estudo da leitura musical, associando-o ao bom desempenho
do aluno envolvido, assim como sua continuidade no ensino obrigatório.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Promover a interação dos jovens
pelo aprendizado com o violão.
- Expressar e saber comunicar-se em arte musical.
- Articular a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a
reflexão.
- Valorizar diferentes formas de manifestações artísticas ligadas ao
cotidiano social.
JUSTIFICATIVA
Sabendo da necessidade de projetos sociais que envolvam os alunos das escolas públicas, em função do desenvolvimento artístico-sociais com foco nas qualidades de vida, (identificar o porquê) Desviando-os assim, do alcoolismo, drogas e prostituição . Além de proporcioná-los a percepção da importância de se utilizar diferentes linguagens como meio de expressar, interpretar e usufruir das produções culturais. Com a finalidade de estabelecer relações entre as aprendizagens à diversidade da cultura musical.
Sabendo da necessidade de projetos sociais que envolvam os alunos das escolas públicas, em função do desenvolvimento artístico-sociais com foco nas qualidades de vida, (identificar o porquê) Desviando-os assim, do alcoolismo, drogas e prostituição . Além de proporcioná-los a percepção da importância de se utilizar diferentes linguagens como meio de expressar, interpretar e usufruir das produções culturais. Com a finalidade de estabelecer relações entre as aprendizagens à diversidade da cultura musical.
PERíODO
DE ABRANGÊNCIA: Janeiro a Dezembro de 2019.
PÚBLICO
ALVO: Jovens, adolescentes da comunidade
e alunos.
RECURSOS
HUMANOS
·
Professor Técnico em música
·
Alunos
·
Pais de alunos
·
Funcionários da Escola
·
Grêmio Estudantil
·
Empresas e Igrejas
·
Associação de Moradores
RECURSOS
Instrumentos musicais
|
Local: Escola
Estadual Liberdade
|
Apostilas do método
musical.
|
METODOLOGIA
A
princípio, os voluntários serão os grandes responsáveis pelo desenvolvimento
das técnicas e habilidades dos alunos, propondo métodos didáticos a fim de
incentivar a evolução progressiva dos participantes. Cada professor deve
trabalhar para o interesse durante as aulas, tornando-se prioridade. A sensibilização e a
socialização dos alunos levam ao resgate e a valorização da cultura. Desse
modo, postura e gestos expressivos serão gradativamente refinados, abrindo
espaço para que, aos poucos, ele encontre um caminho de expressão. As aulas
seguirão um planejamento que se adapte à realidade dos alunos. Esse
planejamento não é feito somente para que os educadores tenham um referencial a
seguir, ele existe como tentativa de prever as variadas situações ocorridas em
sala de aula. O primeiro planejamento
foi idealizado a partir de observações feitas pelos voluntários, os próximos
produzidos a partir de relatórios que serão elaborados a cada aula sendo
discutidos com a professor(a) orientadora.
MATERIAIS PEDAGÓGICOS:
·
Lápis
·
Caneta
·
Borracha.
·
Apostila
·
Instrumentos
CRONOGRAMA
As aulas serão realizadas aos sábados no período vespertinos com objetivo de atender 60 adolescentes e alunos da comunidade escolar pré- inscritos a ser realizado conforme as etapas a seguir:
As aulas serão realizadas aos sábados no período vespertinos com objetivo de atender 60 adolescentes e alunos da comunidade escolar pré- inscritos a ser realizado conforme as etapas a seguir:
Tabela
1- Primeira Etapa- Atender 30 ( trinta) alunos.
Data
|
Execução
|
Período
|
Horário
|
Instrutor
|
05/02/2019
|
Abertura
do projeto e aluna inaugural
|
Matutino
|
8:00h
|
Voluntário
amigo da escola
|
12/02
à 31/03/2019
|
Estudo
da leitura musical, parte teórica.
|
Vespertino
|
15
às 17h
|
Voluntário
amigo da escola
|
A
partir do dia 07/03/2019
|
Entrega
dos instrumentos para os alunos avaliados
|
Vespertino
|
15
às 17h
|
Voluntário
amigo da escola
|
12/05/2019
|
1º
apresentação e entrega de certificado.
|
Matutino
|
08:00h
|
Voluntário
amigo da escola
|
Tabela2-
Segunda Etapa- Atender 30 ( trinta)
alunos.
Data
|
Execução
|
Período
|
Horário
|
Instrutor
|
05/09/2019
|
Abertura
do projeto e aluna inaugural
|
Matutino
|
8:00h
|
Voluntário
amigo da escola
|
12/09
à 31/10/2019
|
Estudo
da leitura musical, parte teórica.
|
Vespertino
|
15
às 17h
|
Voluntário
amigo da escola
|
A
partir do dia 07/10/2019
|
Entrega
dos instrumentos para os alunos avaliados
|
Vespertino
|
15
às 17h
|
Voluntário
amigo da escola
|
12/12/2019
|
1º
apresentação e entrega de certificado.
|
Matutino
|
08:00h
|
Voluntário
amigo da escola
|
Benefícios
esperados para a comunidade
- Elevar
o protagonismo juvenil nos jovens do município;
- Possível
surgimento de novos artistas;
- Beneficiar
a comunidade com atividades e diversidades culturais;
- Estimular o convívio e a criação de novos
laços de interacionistas;
Espaço
Físico
·
Escola
Estadual Liberdade
DESPESAS
ESTIMADAS
Especificação
|
Valor (R$)
|
1.0 -
Chamerx
|
50,00
|
4.0 – Suporte de gravação e filmagem
|
500,00
|
5.0 - Apostilhas
Projeto TOCANDO EM FRENTE
|
1.200,00
|
6.0 – Aquisição de 10 (dez) violões
|
3.800,00
|
Total
|
5.550,00
|
Área
de Abrangência do Projeto Tocando Em Frente.
Figura
1: Bairro Aureny III –Região
Sul de Palmas-TO
AVALIAÇÃO
Será realizado pelo instrutor, durante o processo de aprendizagem, o desenvolvimento individual na leitura musical “solfejo” e execução do instrumento.
Será realizado pelo instrutor, durante o processo de aprendizagem, o desenvolvimento individual na leitura musical “solfejo” e execução do instrumento.
CONCLUSÃO:
O Projeto Tocando em Frente proporcionou uma nova
visão de protagonismo juvenil para nossa comunidade e para nós alunos, propondo
alternativas e incentivas as crianças, adolescentes e jovens para aula de
música como forma de inclusão social e cidadania. Percebemos a importância da implantação do
projeto nas pesquisas de campos e entrevistas feitas com alunos e comunidade local
sobre o projeto social. Esperamos conseguir parceiros para aquisições dos
instrumentos no início do ano vindouro para darmos continuidade ao projeto
“TOCANDO EM FRENTE” para que nossos amigos voluntários do projeto possam dar
contribuir de forma ativa e excepcional no processo de aprendizagem na
formação musical do cidadão que tem
interesse e não tem condição de pagar o curso.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
FAZENDA,
Ivani Catarina Arantes. A pesquisa como instrumentalização da prática
Pedagógica. São Paulo, Cortez, 1992.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte.
Brasília: MEC/SEF, 1997.
Sites
Google Maps https://mapasapp.com/brasil/tocantins/palmas-to/jardim-aureny-III. Acesso em 06 Nov de 2018
http://queroincentivar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2015/06/Portf%C3%B3lio-Projeto-Jovens-M%C3%BAsicos.pdf . Acesso em 06 Nov de 2018
Gráfico1- Pesquisa de Campo
PROJETO NÓS PROPOMOS 2018/ ESCOLA ESTADUAL LIBERDADE
|
|||||||
TOCANDO EM FRENTE
|
|||||||
Dados da Pesquisas
|
|||||||
1-Gostaria de participar
projeto social
|
|||||||
SIM -
|
28
|
||||||
NÃO-
|
2
|
||||||
2- Ensinar crianças a
tocar instrumentos musicais?
|
|||||||
INTERESS
|
31
|
||||||
não
|
0
|
||||||
3-(Jardim Aureny III) a crianças tem condição para custear aula
musical
|
|||||||
SIM -
|
6
|
||||||
NÃO
|
19
|
||||||
TALVEZ
|
1
|
||||||
4- Falta de oportunidade na infância contribui para que a
criança se envolva no crime
|
|||||||
SIM
|
23
|
||||||
NÃO
|
6
|
||||||
5- existe algum programa
social gratuito que ensine criança na
musica?
|
|||||||
SIM
|
6
|
||||||
NÃO
|
24
|
||||||
6- Voçê acha que contribuira um programa (musical) social
gratuito para jovens?
|
|||||||
SIM
|
26
|
||||||
NÃO
|
1
|
||||||
7- Voçê sente falta de projetos como esse em nossa comunidade?
|
|||||||
SIM
|
26
|
||||||
NÃO
|
4
|
Idealizadores do projeto TOCANDO EM FRENTE LIBERDADE 2018 - Divulgação do Projeto
Pré - apresentação do projeto TOCANDO EM FRENTE.
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