PROJETO TOCANDO EM FRENTE - NÓS PROPOMOS 2018

Nós Propomos!
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III Seminário Estadual Nós Propomos


TEMA: 
Educação, cidade e cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade

OBJETIVO: 
Apresentação de trabalhos sobre Direito à Cidade pelos alunos do ensino médio da rede pública estadual da cidade de Palmas.

REALIZAÇÃO: 
Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC).

CONVÊNIO:
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL)

DATA: 12/11/2018 (segunda-feira)  
HORÁRIO: DAS 14h às 17h30min
LOCAL: Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Bloco IV – Auditório da Reitoria - Quadra 109 Norte, Avenida NS15, ALCNO-14 - Plano Diretor Norte, Palmas – TO.


DATA: 13/11/2018 (terça-feira)
HORÁRIO: DAS 8h às 12h - DAS 14h às 17h
LOCAL: Defensoria Pública do Estado do Tocantins – DPE - Paço Municipal - Quadra 502 – Sul - Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Centro.


PROJETO NÓS PROPOMOS:
DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E PLANO DIRETOR
Tema do Seminário: “Educação, cidade e cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade”
III SEMINÁRIO ESTADUAL NÓS PROPOMOS
Apoio:


Escola Estadual Liberdade




PALMAS –TO, 7 DE NOVEMBRO DE 2018





Nome da Escola
Escola Estadual Liberdade
Localização
Area Verde 09 Rua 40 Esq Conjunto 35
Jardim Aureny III
Palmas - TO
CEP: 77270-000
Fone:   (063) 3218-6235

Diretora
Maria Nazaré Macena Rodrigues

Coordenador Responsavél na Escola
Roberto Pereira  de Carvalho

Professores  Orientadores:
Hibrahim  Soares Lima
José Luiz Pinheiro de Carvalho

Alunos responsaveis pelo  projeto Tocando em Frente - Nós Propomos 2018

Nome
Alysson Silva
Anne Karolliny
Dario Amorim
Emilly Santos
Giovanni Miranda
Luana Rodrigues
Rubens Fabiano
Wanderson Bruno













Introdução

O projeto ‘’Tocando em Frente’’ vem com a proposta de inclusão social de jovens da comunidade de Palmas, oferecendo aulas gratuitas de violão; com a intenção de criar uma atividade dinâmica capaz de gerar aprendizado musical no horário vago dos participantes aos finais de semana.

OBJETIVO GERAL

Promover  aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio,  além dos jovens da comunidade, a oportunidade de ingressar em um projeto social que desenvolva habilidades musicais, tal como: o estudo da leitura musical, associando-o ao bom desempenho do aluno envolvido, assim como sua continuidade no ensino obrigatório.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Promover a interação dos jovens pelo aprendizado com o violão.
  2. Expressar e saber comunicar-se em arte musical.
  3. Articular a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão.
  4. Valorizar diferentes formas de manifestações artísticas ligadas ao cotidiano social.


JUSTIFICATIVA
Sabendo da necessidade de projetos sociais que envolvam os alunos das escolas públicas, em função do desenvolvimento artístico-sociais com foco nas qualidades de vida, (identificar o porquê) Desviando-os assim, do alcoolismo, drogas e  prostituição . Além de proporcioná-los a percepção da importância de se utilizar diferentes linguagens como meio de expressar, interpretar e usufruir das produções culturais. Com a finalidade de estabelecer relações entre as aprendizagens  à diversidade da cultura musical.
PERíODO DE ABRANGÊNCIA:  Janeiro  a Dezembro de 2019.

PÚBLICO ALVO: Jovens, adolescentes da comunidade  e  alunos.

RECURSOS HUMANOS
·         Professor Técnico em música
·         Alunos
·         Pais de alunos
·         Funcionários da Escola
·         Grêmio Estudantil
·          Empresas e Igrejas
·         Associação de Moradores
RECURSOS
Instrumentos musicais
Local: Escola Estadual Liberdade
Apostilas do método musical.




METODOLOGIA
A princípio, os voluntários serão os grandes responsáveis pelo desenvolvimento das técnicas e habilidades dos alunos, propondo métodos didáticos a fim de incentivar a evolução progressiva dos participantes. Cada professor deve trabalhar para o interesse durante as aulas, tornando-se prioridade.  A sensibilização e a socialização dos alunos levam ao resgate e a valorização da cultura. Desse modo, postura e gestos expressivos serão gradativamente refinados, abrindo espaço para que, aos poucos, ele encontre um caminho de expressão. As aulas seguirão um planejamento que se adapte à realidade dos alunos. Esse planejamento não é feito somente para que os educadores tenham um referencial a seguir, ele existe como tentativa de prever as variadas situações ocorridas em sala de aula.  O primeiro planejamento foi idealizado a partir de observações feitas pelos voluntários, os próximos produzidos a partir de relatórios que serão elaborados a cada aula sendo discutidos com a professor(a) orientadora.
MATERIAIS PEDAGÓGICOS:
·         Lápis
·         Caneta
·          Borracha.
·         Apostila
·         Instrumentos


CRONOGRAMA
As aulas serão realizadas aos sábados no período vespertinos com objetivo de atender 60 adolescentes e alunos da comunidade escolar pré- inscritos a ser realizado conforme as etapas a seguir:
Tabela 1- Primeira Etapa- Atender 30 ( trinta) alunos.
Data
Execução
Período
Horário
Instrutor
05/02/2019
Abertura do projeto e aluna inaugural
Matutino
8:00h
Voluntário amigo da escola
12/02 à 31/03/2019
Estudo da leitura musical, parte teórica.
Vespertino
15 às 17h
Voluntário amigo da escola
A partir do dia 07/03/2019
Entrega dos instrumentos para os alunos avaliados
Vespertino
15 às 17h
Voluntário amigo da escola
12/05/2019
1º apresentação e entrega de certificado.
Matutino
08:00h
Voluntário amigo da escola

Tabela2- Segunda  Etapa- Atender 30 ( trinta) alunos.
Data
Execução
Período
Horário
Instrutor
05/09/2019
Abertura do projeto e aluna inaugural
Matutino
8:00h
Voluntário amigo da escola
12/09 à 31/10/2019
Estudo da leitura musical, parte teórica.
Vespertino
15 às 17h
Voluntário amigo da escola
A partir do dia 07/10/2019
Entrega dos instrumentos para os alunos avaliados
Vespertino
15 às 17h
Voluntário amigo da escola
12/12/2019
1º apresentação e entrega de certificado.
Matutino
08:00h
Voluntário amigo da escola


Benefícios esperados para a comunidade
  • Elevar o protagonismo juvenil nos jovens do município;
  • Possível surgimento de novos artistas;
  • Beneficiar a comunidade com atividades e diversidades culturais;
  •  Estimular o convívio e a criação de novos laços de interacionistas;

Espaço Físico
·         Escola  Estadual Liberdade

DESPESAS ESTIMADAS
Especificação
Valor (R$)
1.0 -  Chamerx
50,00
4.0 – Suporte de gravação e filmagem
500,00
5.0 -  Apostilhas Projeto TOCANDO EM FRENTE
1.200,00
6.0 – Aquisição de 10 (dez) violões
3.800,00
Total
5.550,00

Área de Abrangência do Projeto Tocando Em Frente.
Figura 1: Bairro  Aureny III –Região Sul de Palmas-TO




AVALIAÇÃO
Será realizado pelo instrutor, durante o processo de aprendizagem, o desenvolvimento individual na leitura musical “solfejo” e execução do instrumento.


CONCLUSÃO:
O Projeto Tocando em Frente proporcionou uma nova visão de protagonismo juvenil para nossa comunidade e para nós alunos, propondo alternativas e incentivas as crianças, adolescentes e jovens para aula de música como forma de inclusão social e cidadania.  Percebemos a importância da implantação do projeto nas pesquisas de campos e entrevistas feitas com alunos e comunidade local sobre o projeto social. Esperamos conseguir parceiros para aquisições dos instrumentos no início do ano vindouro para darmos continuidade ao projeto “TOCANDO EM FRENTE” para que nossos amigos voluntários do projeto possam dar contribuir de forma ativa e excepcional no processo de aprendizagem na formação  musical do cidadão que tem interesse e não tem condição de pagar o curso.








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A pesquisa como instrumentalização da prática Pedagógica. São Paulo, Cortez, 1992.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Sites






ANEXOS:







 FOTOS : ENTREVISTAS DE CAMPO





Gráfico1-  Pesquisa de Campo
PROJETO NÓS PROPOMOS 2018/ ESCOLA ESTADUAL LIBERDADE
TOCANDO EM FRENTE
Dados da Pesquisas
1-Gostaria de participar  projeto social
 SIM -
28
 NÃO-
2
2- Ensinar crianças  a tocar instrumentos musicais?
 INTERESS
31
não
0
3-(Jardim Aureny III) a crianças tem condição para custear aula musical
 SIM -
6
 NÃO
19
  TALVEZ
1
4- Falta de oportunidade na infância contribui para que a criança se envolva no crime
 SIM
23
  NÃO
6
5- existe algum  programa social gratuito que ensine criança  na musica?
 SIM
6
 NÃO
24
6- Voçê acha que contribuira um programa (musical) social gratuito para jovens?
 SIM
26
 NÃO
1
7- Voçê sente falta de projetos como esse em nossa comunidade?
 SIM
26
 NÃO
4


Idealizadores do projeto TOCANDO EM FRENTE LIBERDADE 2018 - Divulgação do Projeto

Pré - apresentação do projeto TOCANDO EM FRENTE.



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