PROJETOS EDUCACIONAIS

www.somatematica.com.br


GINCANA COLEGIAL

Local de realização: COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PERIODO: AGOSTO A NOVEMBRO DE 2011
  
IDENTIFICAÇÃO

 A Gincana Colegial é apresentada a comunidade escolar como um todo. Um evento cuja culminância ocorre no mês de novembro de 2011. Gincana que contempla aspectos culturais, desportivos, sociais, históricos, enfim, um evento caracterizado pela participação da comunidade, seja nas equipes quanto na participação das atividades que são gratuitas, e que evidencia o potencial  artístico-cultural com premiação, tarefas esportivas, apresentações artísticas, desafios no qual proporciona o desempenho sócio interacionista.

JUSTIFICATIVA:

A execução das tarefas culturais, artísticas e desportivas, tem em seu cerne despertar valores tão importantes aos alunos no âmbito da sociedade moderna como a criatividade, o talento individual e em equipe, o espírito de liderança e o companheirismo, que invariavelmente é acompanhada de grande público. Composta de tarefas como: pesquisa, cultura esportivas e artísticas que mobilizam equipes e comunidade.
 A Gincana, é muito mais do que um evento, é um acontecimento que expõe para a comunidade escolar  o potencial de integração de toda uma unidade Escolar, contagiando pessoas das mais variadas idades, classes sociais e profissões. A temática da Gincana está alinhada com o desenvolvimento comunitário, sendo esta, democrática de âmbito educacional e cultural. Além do envolvimento direto da comunidade no dias que ocorre a Gincana, a mesma desperta e continua despertando outras atividades na escola, É democrática, para todos, e esta diretamente ligada a atividades culturais, educacionais e recreativas.. 
  
AÇÕES REALIZADAS

A  Gincana COLEGIAL, de cunho social, reuniu cerca de 800 ESTUDANTES no colegio estadual Presidente Castelo Branco.    
O evento é uma forma de mobilização dos adolescentes, promovendo a integração e o protagonismo juvenil.        

As equipes terão que cumprir tarefas de cunhos cognitivo, físico e cultural.

 

As tarefas

Pensar rápido, em equipe, desenvolver habilidades, produzir:  Eis alguns benefícios que O Projeto  GINCOL traz aos alunos, além dos prêmios: Medalhas às três primeiras colocadas.


1ª FASE  - ENSINO FUNDAMENTAL 6 AO 9 ANO      
 PERIODO  AGOSTO – OUTUBRO  - 3 BIMESTRE 

OBS: TRÊS EQUIPES POR SALA DE AULA
               
 PONTUAL SEMANAL  500 PONTOS
TAREFAS : JOGOS DE RACIOCINIO LOGICO  , DAMA, DESAFIOS MATEMATICO, XADREZ      

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
GINCANA MATEMÁTICA  1 FASE  3 BIMESTRE 2011
Professor : Hibrahim                        SÉRIE __   EQUIPE___________ grupo ______

1 RESOLVA O ENIGMA
imagem do enigma 97
2. Ache um número que tenha sua raiz quadrada  maior do que ele mesmo.
3. Um pequeno caminhão pode carregar 50 sacos de areia ou 400 tijolos. Se foram colocados no caminhão 32 sacos de areia, quantos tijolos pode ainda ele carregar?
 4. Metade de dois mais dois?
5. Um relógio digital marca 19:57:33. Qual o número mínimo de segundos que devem passar até que se alterem todos os algarismos?
6. Três homens querem atravessar um rio. O barco suporta no máximo 130 kg. Eles pesam 60, 65 e 80 kg. Como devem proceder para atravessar o rio, sem afundar o barco?
7.    Quantos noves existem entre 0 e 100?
8.    Uma calculadora tem duas teclas: D, que duplica o número, e T, que apaga o algarismo das unidades. Se uma pessoa escrever 1999 e apertar em seqüência D,T, D e T, o resultado será qual número?
9.    Uma garrafa com sua rolha custa R$1,10. Sabendo que a garrafa custa R$1,00 a mais que a rolha, qual é o preço da rolha? E qual é o preço da garrafa?



COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
GINCANA MATEMÁTICA  1 FASE  3 BIMESTRE 2011
Professor : Hibrahim                     SÉRIE __   EQUIPE __________ grupo ______
1.     Quando Joana entrou em sua sala de aula, a professora estava apagando o quadro negro, mas ela ainda pôde ver algo escrito, conforme mostra a figura. Qual é o número  que foi apagado?
  
A)  8      B)  9       C) 11            D) 12                         E)13

2) Considere dois números naturais, cada um deles com três algarismos diferentes. O  maior deles só tem algarismos pares e o  menor só tem algarismos ímpares. Se a  diferença entre eles é a maior possível, qual é essa diferença?

 A)  997          B)  777       C)   507 D)  531                E)  729

3) Uma farmácia dá desconto de 30%, sobre o preço de tabela, em todos os medicamentos  que vende. Ao adquirir um remédio cujo preço de tabela é 120 reais, quanto uma  pessoa irá pagar com esse desconto?
A)  36 reais          B)  84 reais            C)  64 reais        
 D) mais de 116 reais               E)  94 reais 

4) Escreva os números de 0 a 9 nos círculos ao lado, de  forma que eles cresçam no  sentido anti-horário. Em  seguida, subtraia 1 dos números ímpares e some 1  aos números pares. Escolhendo três círculos  consecutivos, qual é a maior soma que se pode  obter?
A)19              B) 21              C) 23             D) 24               E)  25

5-  Construa planta da horta escolar  usando escala de 1m para 4cm: exemplo  2 metro = 4cm no verso da folha.

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
GINCANA MATEMÁTICA  1 FASE  3 BIMESTRE 2011
Professor : Hibrahim                     SÉRIE ___   EQUIPE ________ grupo _____
1.       Qual dos números a Seguir e par ?
I -   7 x 9  
II -  37 – 23   
III -  9 x 36
 IV -  185: 37
 V  -   17 x  110    

De acordo com a questão responda os itens certos:
a)  (   )   I – II – V
b)   )    II – IV- V
c)   (  )    I – II- III
d)   )   II – III – IV
E)    II- III – V

  5.  Três homens querem atravessar um rio. O barco suporta no máximo 130 kg. Eles pesam 60, 70 e 75 kg. Como devem proceder para atravessar o rio, sem afundar o barco?


.construa a planta baixa  dos três primeiros canteiros usando a escala de 1m = 2cm
Exemplo 2m = 4cm



2ª FASE – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO   -    4 bimestre
                               NOVEMBRO A DEZEMBRO

As equipes por turma de sues respectivos turnos formadas e cumprirão as tarefas:

- APRESENTAÇÃO: apresentar os componentes com coreografias, grito de guerra...no máximo em 05 minutos.
PONTUAÇÃO:  1º COLOCADO 50 PONTOS 2º 30 PONTOS, 3º 15 PONTOS.

- PESO PESADO: Coleta de alimentos não perecíveis que serão doados a Associação Feminina Beneficente Cultura e Recreativa da Mata Escura.
PONTUAÇÃO:  1º COLOCADO 500 PONTOS 2º 250 PONTOS, 3º  150 PONTOS e d+ 10 pontos.

- PESQUISA: Levantar as dificuldades apresentadas em nossa escola e elaborar uma proposta de solução para tais dificuldades.
PONTUAÇÃO:  1º COLOCADO 350 PONTOS 2º 200 PONTOS, 3º 150 PONTOS.

- RECICLAGEM: Confeccionar 3 porta-revistas para serem utilizados na biblioteca da escola com material reciclável.
PONTUAÇÃO:  1º COLOCADO 200 PONTOS 2º 100 PONTOS, 3º 50 PONTOS.

2ª CAMPEONATO DE DAMA E XADREZ
PONTUAÇÃO EM CADA UM:  1º COLOCADO - 200 PONTOS 2º - 100 PONTOS,  3º - 50 PONTOS.

3ª CRIAÇÃO: Através da dança, do teatro, da paródia, do repente, do rap...enfim, o que a criatividade mandar para expressar a importância da preservação do ambiente escolar.
PONTUAÇÃO:  1º COLOCADO 200 PONTOS 2º 100 PONTOS, 3º 50 PONTOS.

- CAÇA AO TESOURO-  o comando será dado através de charada e as equipes deverão decifrar, resgatar e entregar o tesouro.PONTUAÇÃO 400  PONTOS

3ª PASSA/REPASSO/PAGO: Jogo de regras próprias que serão apresentadas no momento da apresentação.  PONTUAÇÃO: 300 PONTOS equipe vencedora

- TAREFAS RELÂMPAGO: Tarefas solicitadas para serem resolvidas em curto espaço de tempo. PONTUAÇÃO:  250 PONTOS  -  5 TAREFAS

Todas as tarefas serão avaliadas por um júri e as equipes vencedoras serão premiadas com o troféu 1ª Gincana COLEGIAL
  
Participe !!!!!
  

PROJETO GINCOL



FAÇA PARTE !!!      

OBSERVAÇÃO:

OS ALIMENTOS ARRECADADOS SERÃO DOADOS AS FAMILIAS CARENTES.


RELATÓRIO

FISICA PRATICA  EXATA

PERIODO : MAIO A JUNHO DE 2011 2º BIMESTRE

IDENTIFICAÇÃO

       Este trabalho tem como objetivo proporcionar aos discentes melhoria na qualidade de ensino aprendizagem tornando-o protagonista da construção de teorias, hipóteses no campo da física.
       A aula pratica com acompanhamento do professor é primordial ao desenvolvimento educacional do aluno. De acordo com os conteúdos proposto na grade curricular da unidade de ensino proposto pelo referencial curricular do ensino médio, os alunos em suas respectivas series puderam participar ativamente do seminário por  eles preparados com apresentação de slide, questionários, experiências físicas e debates.

JUSTIFICATIVA:

             Melhor aproveitamento da disciplina de física presente no cotidiano do aluno e principalmente da sociedade com  as inovações tecnológicas e cientifica que impulsiona o desenvolvimento e progresso de uma cidade, estado e país. Os trabalhos de apresentação do seminário abordou os seguintes temas presentes no estudo da física no Ensino Médio.

Ensino Médio: Física Pratica Exata

1ª Série Ens. Médio – Grupo de estudo, criação de vídeos relacionados aos estudos do Física  ISAAC  Newton
Turmas: 1ª série A e C
2ª série Ensino Médio – Grupo de estudo, criação de vídeos relacionados aos estudos conversão térmicos, trocas de calor, condução térmica e termodinâmica. 
Turmas: 2ª série A e B

3ª série Ensino Médio – Grupo de estudo, criação de vídeos relacionados aos estudo de corrente , potencia elétrica, geradores e receptores e energia elétrica.
Turmas: 3ª série A e B

1º período 3º seg. EJA ( Educação de Jovens e Adultos) – Grupo de estudo, criação de vídeos relacionados aos estudos do Física  ISAAC  Newton
Turma: Única


Ações Realizadas Pelos alunos

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
        PROFESSOR = HIBRAHIM SOARES LIMA

APRESENTAÇÃO  TRABALHO DE  FISICA

      TRABALHO   APRESENTADO  -  2º Bimestre
1ª SÉRIE  C    -- DIA 02-05-11
GRUPO -1 – 1ª LEI DE NEWTON
GRUPO-2 -  2ª LEI DE NEWTON
GRUPO -3 – 3ª LEI DE NEWTON
GRUPO- 4 – FORÇA E MOVIMENTO
 ( SLIDE APRESENTAÇÃO, QUESTÕES, EXP. FISICA- VIDEO.)
1ª SÉRIE  A    --DIA 06-05 2011
GRUPO -1 – 1 LEI DE NEWTON  (TAMIRES)
GRUPO-2 -  2º LEI DE NEWTON (NAURIA)
GRUPO -3 – 3 LEI DE NEWTON (WANISSON)
GRUPO- 4 – FORÇA E MOVIMENTO ( IGOR)
Grupo5 – Forças ( peso, Dinamômetro, Gravidade) Ravena, Yury, Lunna e Keylyane,Rodrigo  Ferreira,Roberto
 ( SLIDE APRESENTAÇÃO, QUESTÕES, EXP. FISICA- VIDEO.)

1º PER. 3º SEG.  EJA   --DIA 03-05 2011
GRUPO -1 – 1ª LEI DE NEWTON 
GRUPO-2 -  2ª LEI DE NEWTON
GRUPO -3 – 3ª LEI DE NEWTON
GRUPO- 4 – FORÇA E MOVIMENTO
( SLIDE APRESENTAÇÃO, QUESTÕES, EXP. FISICA- VIDEO.)

2 ª SÉRIE A-  Dia 05-05-2011
Grupo 1 – Condução Térmica( João Pedro)
Grupo -2 –Conversões Térmica (Natany)
Grupo-3 – As Trocas de Calor ( Sâmella)
Grupo-4- Principio Geral das Trocas de Calor             ( Reinaldo,Frederico)
Grupo5- Calor Latente  ( Jordânia)
Metodologia:     slide apresentação ( 10)
 Questões do  conteúdo – 4 questões
Exp. Física – vídeos sobre o texto apresentado
Valor trabalho 4,0 pontos

2ª SÉRIE B-  Dia 02 ou 04 -05-2011
Grupo- 1 – Condução Térmica
Grupo- 2 –Conversões Térmica
Grupo-3 – As Trocas de Calor
Grupo-4- Principio Geral das Trocas de Calor                  
Grupo-5- Calor Latente 
Metodologia:     slide apresentação ( 10)
 Questões do  conteúdo – 4 questões
Exp. Física – vídeos sobre o texto apresentado
Valor trabalho 4,0 pontos

3ª SÉRIE A       Dia  02-05-2011
Grupo- 1 – Energia e Potencia - Adênila
Grupo- 2 –Geradores e Receptores - Creusa
Grupo-3 – Capacitores  --Lorrana
Grupo-4- Associação de resistores - Emanuel
Grupo5- Corrente  Elétrica - Marcos
Metodologia:     slide apresentação ( 10)
 Questões do  conteúdo – 4 questões
Exp. Física – vídeos sobre o texto apresentado
Valor trabalho 4,0 pontos

3ª SÉRIE B-  Dia  05-05-2011
Grupo -1 – Energia e Potencia Elétrica - Aleandro
Grupo -2 – Associação de resistores --Jhony
Grupo-3 – Circuito elétrico-Magno
Grupo-4-  Geradores e receptores - Yasmin
Grupo-5-  capacitores- Thais
Metodologia:     slide apresentação ( 10)
 Questões do  conteúdo – 4 questões
Exp. Física – vídeos sobre o texto apresentado
Corrente elétrica- núbia e rosinauria
Valor trabalho 4,0 pontos

Blog : fisicaexata2011@gmail.com vídeos apresentados
  
Projeto Horta Escolar  e Viveiro - Alunos 6º ao 9º ano

ESTUDOS EM GRUPOS, construção planta baixa da horta, manuseio de régua, trena e transferidores. Calculo de área, volume, frações, tratamento de informação, perímetro, escala de medidas metros para cm. Porcentagem, teorema de Pitágoras, regra de três, figuras geométricas, ângulos, media, mediana, moda.
Período: Agosto a Dezembro
INICIO: 15 de agosto de 2011

Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...