terça-feira, 9 de novembro de 2010
De Charlotte Plantive (AFP)
MAPUTO — O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou nesta terça-feira uma visita de dois dias a Moçambique dedicada a programas de educação e saúde, na que será sua última viagem ao continente africano antes de deixar o poder no dia 1 de janeiro de 2011.
O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que o acompanha, qualificou de "muito positivo" o apoio do presidente americano, Barack Obama, à entrada da Índia como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
"A menção à Índia demonstrou que os Estados Unidos aceitam os candidatos do mundo em desenvolvimento e abrem as portas a outros grandes países emergentes, como Brasil e outros da África", afirmou o chanceler em Maputo.
Durante a visita oficial de dois dias, o presidente brasileiro estimou que seu país tem "uma dívida histórica" com a África, ao inaugurar em Maputo os equipamentos de uma "universidade aberta", que permitirá a professores brasileiros formem alunos em Moçambique por teleconferência.
"A formação do povo brasileiro deve muito ao continente africano, em outras palavras, os brasileiros são o que são: alegres, bonitos, adoram o samba, o carnaval, o futebol, e sabem mover os quadris graças à nossa mistura com os africanos, os índios, etc", acrescentou.
"Durante séculos, nossas cabeças foram colonizadas: nos ensinaram a pensar que éramos inferiores", acrescentou. "Hoje, queremos voltar a levantar a cabeça juntos e desfazermos esta ideia de que o sul depende do norte".
Para Lula, a educação é o melhor "instrumento de democratização" e de construção de uma "sociedade próspera".
O Brasil financiará com 32 milhões de dólares em oito anos este programa de educação a distância, que deve permitir a formação de professores e funcionários.
A primeira turma tem cerca de 600 alunos distribuídos em três cidades: Maputo, Beira (centro) e Lichinga (norte). O programa deve ampliar-se para incluir mais de 7 mil alunos em nove cidades do país.
O presidente brasileiro, vestindo uma camisa simples, com o colarinho aberto, lembrou que realiza sua última visita a Moçambique e "muito provavelmente sua última como presidente" na África. Lula viajou a diversos países do continente ao longo de seus dois mandatos.
Durante seu mandato, o presidente brasileiro não cessou de lembrar que o Brasil - um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão, em 1888 - é o segundo país em população negra do mundo atrás da Nigéria, com 76 milhões de afro-brasileiros sobre 190 milhões de habitantes.
Esta aproximação com a África entra no contexto do reforço da cooperação Sul-Sul que Lula preconiza.
A estratégia resultou frutífera, já que, desde sua chegada ao poder em 2003, os intercâmbios comerciais do Brasil com os países africanos quase triplicaram: passaram de 6,15 bilhões de dólares (dos quais 2,68 bilhões em exportações brasileiras) a 17,14 bilhões de dólares no fim de 2009 (dos quais 8,69 bilhões em exportações brasileiras), segundo o ministério de Comércio Exterior.
Em Moçambique, o Brasil está especialmente presente no setor minerador com a gigante Vale, que deve abrir uma mina de carvão em 2011 em Tete (norte), para a construção e a produção de biocombustíveis.
O gigante sul-americano também prevê um apoio importante ao ministério da Saúde, entre outros na luta contra a Aids. Lula deve inaugurar na quarta-feira em Maputo a primeira fábrica pública de medicamentos antirretrovirais do continente, financiada pelo Brasil, em um dos países mais afetados no mundo pela pandemia de HIV.
O presidente brasileiro goza de uma imensa popularidade em Moçambique, onde o povo está agradecido por esta ajuda. Nesta terça-feira, estudantes o saudaram cantando e dançando: "Papai Lula, Papai Lula, Bye Bye".
sábado, 30 de outubro de 2010
Dilma Rousseff: trajetória marcada pela militância contra ditadura e pelo apadrinhamento de Lula
30/10/10 16H39
Carolina Pimentel Da Agência Brasil
A CANDIDATA DO LULA O crescimento impressionante de Dilma, protagonista destas eleições, atestou a popularidade de Lula e a sua capacidade de transferência de votos. Em alguns meses, ela saltou da posição de uma mulher praticamente desconhecida da maioria da população, que ocupou cargos técnicos na vida pública e nunca havia disputado uma eleição sequer, à condição de candidata mais votada para presidente da República (mais de 47 milhões de votos, ou 47% dos válidos), carimbando passaporte para o segundo turno. |
José Serra: também iniciou combatendo a ditadura e tenta chegar à presidência pela 2ª vez
30/10/10 16h56
Carolina Pimentel Da Agência Brasil
SALVO POR MARINA SILVA José Serra foi salvo pelo crescimento de Marina no primeiro turno e conseguiu ir para o “segundo round” com Dilma. O tucano terminou com 32,6% dos votos válidos e tomou fôlego para nova disputa com a petista. Em meados de setembro, Serra chegou a ver sua principal adversária marcar 58% dos válidos, segundo o Ibope. |
Dilma Rousseff: trajetória marcada pela militância contra ditadura e pelo apadrinhamento de Lula
30/10/10 16h39
Carolina Pimentel Da Agência Brasil
A CANDIDATA DO LULA O crescimento impressionante de Dilma, protagonista destas eleições, atestou a popularidade de Lula e a sua capacidade de transferência de votos. Em alguns meses, ela saltou da posição de uma mulher praticamente desconhecida da maioria da população, que ocupou cargos técnicos na vida pública e nunca havia disputado uma eleição sequer, à condição de candidata mais votada para presidente da República (mais de 47 milhões de votos, ou 47% dos válidos), carimbando passaporte para o segundo turno. |
PESQUISA DILMA E SERRA ELEICOES 2010
CNT/Sensus: Dilma 57,2%, Serra 42,8% dos votos válidos
Do G1
Pesquisa do instituto Sensus divulgada neste sábado (30) pelo site da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra Dilma Rousseff (PT) com 57,2% dos votos válidos e José Serra (PSDB) com 42,8%.
Para se chegar aos votos válidos, são excluídos os eleitores que dizem votar em branco ou nulo e os indecisos.
O levantamento foi realizado nos dias 28 e 29 de outubro e ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o de número 37.919/2010.
A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Votos totais
Em votos totais (que incluem os brancos, nulos e os indecisos), Dilma tem 50,3% e Serra 37,6%. Os eleitores que disseram votar branco ou nulo são 4,1% e os que não souberam ou não responderam, 7,9%.
No levantamento anterior, divulgado na última quarta (27), Dilma aparecia com 58,6% dos votos válidos e Serra com 41,4%. Em votos totais, a petista tinha 51,9% e o tucano 36,7%.
A pesquisa divulgada neste sábado trouxe também índices de rejeição. Foram 41,7% os eleitores que disseram que não votariam em Serra e 34,1% os que disseram não votar em Dilma.
Em relação à expectativa de vitória, 67,8% dos entrevistados disseram acreditar que a petista ganhará a eleição. Para 23,3%, o vencedor será o tucano.
Datafolha divulga pesquisa para presidente
O Datafolha divulgou hoje mais uma pesquisa pra presidente. Levando-se em conta o total das intenções de votos, o número de indecisos caiu pela metade em relação a pesquisa anterior. Se a eleição fosse hoje, Dilma Rousseff, do PT, estaria eleita. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Dilma Rousseff, do PT, tinha 47%, depois 50%, 49% e agora tem 50% das intenções de voto. Com a margem de erro, tem de 48% a 52%.
José Serra, do PSDB, tinha 41%, depois 40%, 38%, e agora tem 40%. Com a margem de erro, tem de 38% a 42%.
Brancos somaram 5% e indecisos, 4%. O Datafolha também divulgou a pesquisa dos votos válidos - que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos.
Dilma Rousseff tinha 54%, depois 56%, manteve e agora tem o mesmo índice. Com a margem de erro, tem de 54% a 58%. José Serra tinha 46%, depois 44%, manteve e agora tem o mesmo índice. Com a margem de erro, tem de 42% a 46%. A pesquisa do Datafolha ouviu ontem 4.205 eleitores.
domingo, 24 de outubro de 2010
sociologia ensino medio
CONTEUDO SOCIOLOGIA – 2 ANO A e B - 4 BIMESTRE
Autoridade
É um gênero ou uma simples fonte de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuativo no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado, ou não, em que os subordinados prestam uma obediência incondicional, ao indivíduo ou a instituição detentores da Autoridade. Ou seja, a Autoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação e os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar. Segundo Bobbio existem três formas de se classificar o poder da autoridade: primeira é a forma coercitiva onde a autoridade estabelece suas diretrizes baseadas na aplicação de sanções físicas; a remunerativa, onde a Autoridade é baseada no controle de recursos e das redistribuições materiais; e a normativa, baseada na alocação dos prêmios e privações simbólicas.
Abuso de autoridade
É quando alguém resolve abusar do seu poder de autoridade e usar critérios particulares para fazer valer a sua vontade, muitas vezes pessoal e não baseada em critérios justos. Alguns exemplos podem ser o funcionário público que acha que é dono do espaço público só porque tem autoridade para cuidar do local e é protegido pela lei. Ou quando uma pessoa detentora de autoridade usa critérios baseados em abuso de autoridade e preconceitos. Ou o político que acha que pode tomar decisões de autoridade sem consultar democraticamente o povo que o elegeu, não percebendo que só tem essa autoridade porque foi o povo quem o colocou lá e por conseguinte deve explicações a ele. Tipicamente o abuso de poder é uma forma (seja ela majoritária ou minoritária) de ditadura.
PODER
Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer aautoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.
A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Existem, dentro do contexto sociológico, diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros. Foram importantes para o desenvolvimento da atual concepção de poder os trabalhos de Michel Foucault, Max Weber,Pierre Bourdieu.
Dentre as principais teorias sociológicas relacionadas ao poder podemos destacar a teoria dos jogos, o feminismo, o machismo,o campo simbólico o especismo etc.
A política define o poder como a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder político distinto desta e que até se lhe opõe, como acontece na revolução ou nas ditaduras.
Abuso de poder
É o ato ou efeito de impor a vontade de um sobre a de outro, tendo por base o exercício do poder, sem considerar as leis vigentes (importa esclarecer que a noção de abuso de poder carece sempre de normas preestabelecidas para que seja possível a sua definição. Desta maneira é evidente que a palavra "abuso" já se encontra determinada por uma forma mais subtil de poder, o poder de definir a própria definição. Assim que o abuso só é possível quando as relações de poder assim o determinam. ). A democracia direta é um sistema que se opõe a este tipo de atitude. O abuso de poder pode se dar em diversos níveis de poder, desde o doméstico entre os membros de uma mesma família, até aos níveis mais abrangentes. O poder exercido pode ser o econômico, político ou qualquer outra forma a partir da qual um indivíduo ou coletividade têm influência direta sobre outros. O abuso caracteriza-se pelo uso ilegal ou coercivo deste poder para atingir um determinado fim. O expoente máximo do abuso do poder é a submissão de outrem às diversas formas de escravidão.
O que é política?
Antonio Carlos Oliviere É derivação grega a palavra “política”, que em seu sentido original significava “Politikos” que esta relacionada à cidade, porém ao conceito de polis que é mais abrangente do que cidade, entre os séculos 8 e 6 ac. Surgiram na Grécia as “polis”, cidades-estado, estas eram quase que como países atuais, Esparta e Atenas são as mais famosas, inicialmente a palavra política fazia referencia a tudo o que é urbano, civil, público, este significado expandiu-se com a obra Política de Aristóteles (384-322 ac.), onde passou a designar-se política como a arte ou ciência do governo, durante muito tempo passou a designar os estudos dedicados a atividade humana que de alguma forma se relacionam ao governo, porém em na atualidade representa as atividades praticas relacionadas ao exercício do poder do estado; sendo assim esta intimamente relacionada o conceito de política ao conceito de poder, segundo Bertrand Russerll (1872-1970), filósofo britânico “conjunto dos meios que permite alcançar os fins desejados”. O domínio da natureza pelo homem seria um desses meios o outro é o domínio do homem sobre o próprio homem, o poder político é apenas uma das formas de poder do homem sobre o homem, existe ainda o poder econômico, o ideológico. No poder político é possível valer-se da força como meio para exercer a vontade diante disto este pode ser considerado o poder supremo, para tanto o poder político conta com o apoio da sociedade, onde por intermédio do estado se exercita as punições quando estas são necessárias, ainda pode se destacar no poder político a universalidade e a inclusividade; o poder político possui limites, porém estes variam de acordo com o tipo de Estado, a política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social da população, este assunto mesmo não estando explicito nas conversas diárias é fundamental a vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.
Historia Abreulandia -TO
Abreulândia
- Cerrado/Veredas
- Queimadas
- Balneário Água Boa
- Lago do Encontro do Piranha com Água Boa
- Cachoeira (sem nome)
- Fazenda Pedra Una
- Festa do Padroeiro – São Pedro
- Festa de aniversário da cidade
- Artesanato
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
JOVENS
12 Qualidades do Jovem Líder Publicado em 12/2/2003 André Aliende (andrealiende@hotmail.com) JesusSite
|
Projeto Estudante Monitor
Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...

-
Professor Hibrahim Soares Lima Dicas para estudar para o ENEM 2021 Separe ao menos duas horas por dia para os estudos; Busque revesar entr...
-
Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...
-
HIBRAHIM SOARES LIMA PROJETO GABARITANDO ENEM PALMAS– TO, No...