quinta-feira, 12 de abril de 2012

COMO APRESENTAR SEMINÁRIO

Dica de Como Apresentar Seminário 


1. ABERTURA – Um expositor (pode ou não fazer parte do grupo) dirige-se ao auditório e apresenta os expositores - Professor ou Representante de turma.

Exemplos: 
A- “Bom dia, pessoal! Gostaria de apresentar a vocês os componentes do meu grupo: citar nomes dos colegas...” 
B-  “Atenção, turma! Vamos chamar à frente da classe o grupo Tal que vai falar a vocês sobre um tema muito interessante, a ser apresentado em forma de seminário...”

2. INTRODUÇÃO AO TEMA – Etapa de apresentação, delimitação do assunto. Dá ao orador a oportunidade de explicar as razões de suas escolhas. 
   Esta fase deve mobilizar a atenção e a curiosidade dos ouvintes e, para isso, o expositor deve utilizar uma foto ou ilustração relacionada ao tema, colocar uma questão-isca que desperte a curiosidade, contar uma anedota, fazer perguntas, etc.

Exemplos:
 a) “Esse seminário abordará tal assunto...”
b) ”Vamos tentar explicar a vocês a importância da ...”

3. APRESENTAÇÃO DO PLANO DA EXPOSIÇÃO – Deve esclarecer, ao mesmo tempo, sobre o produto (o texto planejado) e sobre o procedimento (a forma, a seqüência da exposição).

Exemplos:
A- “Falaremos, primeiramente sobre... Depois, daremos alguns exemplos, para, em seguida, abordarmos os seguintes aspectos...” 
B- “Iniciaremos com uma descrição geral sobre... Em segundo lugar, vamos nos ater especialmente a... Depois, faremos também um detalhamento... E, ainda, veremos... Por fim, iremos...”

4. DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO – É o encadeamento dos diferentes temas (e subtemas) e a quantidade deles deve corresponder ao número anunciado no plano. Faz- se necessário ressaltar que esta fase é a mais importante do seminário e, para que as idéias sejam assimiladas pelos ouvintes, é necessário que elas sejam expostas numa progressão coerente, o que se consegue atentando-se para:
 1-  a coesão temática, ou a ligação, a articulação dos diferentes aspectos de um mesmo assunto; 2-  a sinalização do texto, ou a distinção das idéias principais das secundárias;
3-  a introdução de exemplos, sejam eles explicativos ou ilustrativos, tais como cartazes, mapas, gráficos, tabelas, transparências, etc.;  
4- a reformulação de palavras ou idéias, para esclarecer as dúvidas dos ouvintes diante de termos novos ou difíceis.

Exemplos: 
A -  “A questão que abordaremos agora é... Isso nos leva à seguinte reflexão:... Então, chegamos agora a um ponto muito importante...” 
B- Devemos notar, sobretudo, esses dois aspectos... Em outras palavras, podemos chamar de... E, agora, exemplificando...”

5. RECAPITULAÇÃO E SÍNTESE – É a retomada dos pontos principais da exposição e também a fase de transição entre ela e as duas etapas de conclusão que virão a seguir.
Exemplos: 
A- “Então, para terminar, vamos fazer uma síntese de tudo o que vimos até aqui...”
B- “Em resumo, podemos dizer...”

6. CONCLUSÃO – É a transmissão da mensagem final, mas pode ser, também, a proposta de um problema novo aos ouvintes, ou o início de um debate, uma roda de conversa, a execução de algum exercício ou atividade de verificação, uma dinâmica, etc.
Exemplos: 
A- “Agora, finalizando nosso seminário, vamos colocar a seguinte questão...”
B- “Para concluir, queremos deixar a seguinte mensagem...”

7. ENCERRAMENTO – Nesta fase, cabem os agradecimentos ao auditório.

Exemplos: 
A- “Gostaríamos de agradecer a atenção de todos os presentes...” 
B- “Esperamos que, de alguma forma, tenhamos contribuído para ampliar o conhecimento de vocês sobre...”
Para que haja compreensão e assimilação do assunto exposto, faz-se necessário, ainda, a observação das seguintes orientações:
• falar alto e dis-tin-ta-mente, nem muito rápido, nem muito lentamente;
• gerenciar pausas;
• captar a atenção da audiência, variando a voz e gerenciando o suspense;
• cuidar da postura, não exagerando nos gestos, mas também não ficando imóvel;
• alternar discurso (fala) e apresentação de documentos diversificados (cartazes, mapas, gráficos, transparências, etc.) e ter em mãos um bom plano ou esquema

       RESUMO GERAL 
O trabalho com seminário envolve todas as etapas abaixo discriminadas:
- tomar consciência da situação de comunicação levando em conta a finalidade e o público alvo;
- pesquisar, ler e explorar textos e/ou documentos diversos (gráficos, fotos, gravações... inclusive) a fim de coletar informações sobre o tema a ser exposto;
- selecionar informações a partir dos textos e/ou documentos pesquisados, exercitando, deste modo, a elaboração de anotações escritas e desenvolvendo as capacidades de exemplificar, ilustrar e explicar;
- distinguir idéias principais de secundárias ao estruturar a exposição das mesmas;
- ordenar os temas, subtemas e/ou tópicos, intercalando-os com exemplos, ao elaborar o plano de exposição;
- preparar anotações/esquema, transparências, mapas, gráficos, tabelas... para servirem de suporte durante a exposição;
- antecipar as dificuldades de compreensão dos ouvintes reformulando ou substituindo as palavras difíceis;
- preparar o seminário, fazendo a ligação (articulação) entre as diversas fases da exposição (abertura, introdução, apresentação, desenvolvimento, resumo, conclusão, encerramento);
- coordenar a distribuição da palavra entre os elementos do grupo;
- treinar para a exposição, tomando consciência da importância da voz, do olhar, da atitude corporal;

Email:  hibrahimpc@gmail.com
Bons Estudos.....

Experiencia Fisica 3 Ano - Castelo Branco 2011

Fisica Hoje

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PROF HIBRAHIM SOARES
ALUNOS : 3 ANO ENSINO MEDIO  ANO 2011
TEMA: CORRENTE ELETRICA
Apresentado no seminario de Fisica 

TESTE RACIOCINIO LOGICO

DESAFIO :  RACIOCINIO LOGICO

segunda-feira, 12 de março de 2012

OLIMPIADA BRASILEIRA DE MATEMATICA DAS ESCOLAS PUBLICAS

OBMEP
Participe

Apresentação 

 A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
  • a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
     
  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
     
  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
     
  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;
     
  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação;
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 
Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

 

LINHA DO TEMPO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

linha-do-tempo2012
8 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
www.obmep.org.br/emiteReciboEscola.do?mecCode=17012350 2/3
Bairro do Responsável: CENTRO
Município do Responsável: DOIS IRM­OS / TOCANTINS
CEP do Responsável: 77685-000
UF do Responsável: TO
Telefone do Professor Responsável: (63) 84194755
Fax do Professor Responsável: (63) 33621245
E-mail do Responsável: hibrahimpc@gmail.com
Dados dos Alunos
Alunos do Nível 1: 272
Total de Alunos do Nível 1 que participarão: 275
Total de Alunos do Nível 2 que participarão: 208
Total de Alunos do Nível 3 que participarão: 260
2ª Fase
Disponibilidade para sediar a 2  Fase ? Sim
Total de alunos que a escola comporta: 600
Total de salas que a escola comporta: 15
 aproximado de carteiras por sala: 40
Dados do(a) coordenador(a) regional da OBMEP
Disposição para esclarecer duvidas e apoiar a participação de sua escola na OBMEP.
Nome : PAULO CLEBER MENDONÇA TEIXEIRA
Email : to03@obmep.org.br
Telefone : (63) 32328138 / (63) 84211747
Região: TO03 - PALMAS
Data da Inscrição: 12/03/2012 às 11:13 h. (Hora de Brasília)
Data da Òltima Atualização: 12/03/2012 às às 11:13 h.(Hora de Brasília)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ABREULANDIA -MARATONA TOCANTINS 2009

MARATONA TOCANTINS- GANHADORES DA MARATONA NO MUNICÍPIO DE ABREULÂNDIA  NA MARATONA ESTADUAL DO TOCANTINS EM 2009
HIBRAHIM  COM JOVENS MARATONISTA DE ABREULANDIA TOCANTINS

sábado, 24 de dezembro de 2011

HSPC INFORMATICA E PAPELARIA DESEJA A TODOS CLIENTES E AMIGOS

SUCESSO E PROSPERIDADE
A TODOS AMIGOS E CLIENTES. QUE DEUS ILUMINE CADA VEZ MAIS NOSSOS CAMINHOS
COM AMOR, SOLIDARIEDADE, PAZ E HARMONIA. FELIZ NATAL E UM ANO DE 2012 REPLETO DE REALIZAÇÕES A  FAMILIARES E AMIGOS

TOCANTINS SUSTENTAVEL - DOIS IRMÃO TOCANTINS


Seduc divulga resultado do Prêmio Tocantins SustentávelPDFImprimirE-mail
Escrito por Núbia Daiana Mota   
Qua, 21 de Dezembro de 2011 18:39
Foram conhecidos no ultimo dia 20 os projetos vencedores do Prêmio Tocantins Sustentável. O projeto criado pela Redesat, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), tem por objetivo premiar ações de sustentabilidade desenvolvidas pelas unidades escolares do Tocantins. A campeã foi a Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, de Colinas, com o projeto 7 R´s - Ações que fazem a diferença para um mundo melhor: reduzir, repensar, reciclar, respeitar, recuperar, reutilizar e reflorestar.
Segundo a diretora da escola, Elma Moisés David, a premiação é o resultado de um trabalho conjunto que já é desenvolvido há mais de três anos. “Nós ficamos emocionados com essa vitória porque é fruto do nosso trabalho com os alunos e a comunidade. A adesão dos alunos é muito boa porque eles mesmos vêem aquilo iria para o lixo sendo reutilizado por eles em forma de novos produtos”, relata.

Com muita criatividade e envolvimento da equipe escolar, alunos e comunidade, transformam, através do projeto 7 R´s, auxiliam na preservação do meio ambiente com ações como a reciclagem. O resultado das diversas oficinas oferecidas pela escola são bolsas feitas com o lacre de latas de refrigerante, quadros decorativos utilizando como matéria prima cartões telefônicos e CDs velhos, e até um vestido de noiva confeccionado com sacolas plásticas. Todos esses produtos são expostos num evento especial aberto para toda a população de Colinas.

De acordo com Elma, por meio do projeto as famílias dos estudantes passaram a ter uma nova fonte de renda. “Geralmente, depois da realização das oficinas, muitos dos alunos e até mesmo os pais continuam a confeccionar as peças e revendem esses produtos. Além de cuidar da natureza eles ainda conseguem algum dinheiro com a venda das peças”, explica.   

Escolas premiadas 
Ao todo foram inscritos 48 projetos de escolas de todo o Estado, entre agosto e setembro deste ano. Os mesmos foram analisados por uma equipe multidisciplinar formada por representantes da Redesat e da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc.

Além da Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, outras seis escolas foram selecionadas na categoria regionais de ensino. Como premiação as unidades de ensino vencedoras ganharão computadores e uma viajem ao Parque Estadual do Cantão, que deve acontecer no próximo ano.

Confira os outros ganhadores:
DRE de Arraias
Colégio Estadual Professora Ranulfa – Aurora do Tocantins
Projeto de proteção e recuperação ambiental - Rio Azuis "Deixai-me correr livre e limpo"

DRE Dianópolis
Colégio Estadual Drº Abner Araújo Pacini - Almas
Reciclagem colaborativa de garrafa PET: atitude para um ambiente sustentável

DRE Guaraí
Colégio EStadual Raimundo Alencar Leão - Guaraí
Conservar para viver

DRE Miracema
Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Dois Irmãos do Tocantins
Horta e viveiro escolar

DRE Porto Nacional
Escola Estadual Dr.Domingos Carrerot – Porto Nacional
Viveiro escolar de mudas nativas do cerrado como ferramenta para o desenvolvimento da educação ambiental e como ação para o desenvolvimento sustentável.

DRE Tocantinópolis
CEM Deputado Darcy Marinho - Tocantinópolis
Projeto Jardim Escolar

Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...