terça-feira, 29 de maio de 2012

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quarta-feira, 16 de maio de 2012

PARCERIA REDE SAT e SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO

Seduc divulga resultado do Prêmio Tocantins Sustentável






Escolas premiadas

Ao todo foram inscritos 48 projetos de escolas de todo o Estado, entre agosto e setembro deste ano. Os mesmos foram analisados por uma equipe multidisciplinar formada por representantes da Redesat e da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc.



De acordo com a assessoria, além da Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, outras seis escolas foram selecionadas na categoria regionais de ensino. Como premiação as unidades de ensino vencedoras ganharão computadores e uma viajem ao Parque Estadual do Cantão, que deve acontecer no próximo ano.



Confira os outros ganhadores

DRE de Arraias

Colégio Estadual Professora Ranulfa – Aurora do Tocantins

Projeto de proteção e recuperação ambiental - Rio Azuis "Deixai-me correr livre e limpo"



DRE Dianópolis

Colégio Estadual Drº Abner Araújo Pacini - Almas

Reciclagem colaborativa de garrafa PET: atitude para um ambiente sustentável



DRE Guaraí

Colégio EStadual Raimundo Alencar Leão - Guaraí

Conservar para viver



DRE Miracema

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Dois Irmãos do Tocantins


Horta e viveiro escolar

VIDEO PRODUZIDO
HORTA E VIVEIRO
 



DRE Porto Nacional

Escola Estadual Dr.Domingos Carrerot – Porto Nacional

Viveiro escolar de mudas nativas do cerrado como ferramenta para o desenvolvimento da educação ambiental e como ação para o desenvolvimento sustentável.



DRE Tocantinópolis

CEM Deputado Darcy Marinho - Tocantinópolis

Projeto Jardim Escolar

quinta-feira, 12 de abril de 2012

COMO APRESENTAR SEMINÁRIO

Dica de Como Apresentar Seminário 


1. ABERTURA – Um expositor (pode ou não fazer parte do grupo) dirige-se ao auditório e apresenta os expositores - Professor ou Representante de turma.

Exemplos: 
A- “Bom dia, pessoal! Gostaria de apresentar a vocês os componentes do meu grupo: citar nomes dos colegas...” 
B-  “Atenção, turma! Vamos chamar à frente da classe o grupo Tal que vai falar a vocês sobre um tema muito interessante, a ser apresentado em forma de seminário...”

2. INTRODUÇÃO AO TEMA – Etapa de apresentação, delimitação do assunto. Dá ao orador a oportunidade de explicar as razões de suas escolhas. 
   Esta fase deve mobilizar a atenção e a curiosidade dos ouvintes e, para isso, o expositor deve utilizar uma foto ou ilustração relacionada ao tema, colocar uma questão-isca que desperte a curiosidade, contar uma anedota, fazer perguntas, etc.

Exemplos:
 a) “Esse seminário abordará tal assunto...”
b) ”Vamos tentar explicar a vocês a importância da ...”

3. APRESENTAÇÃO DO PLANO DA EXPOSIÇÃO – Deve esclarecer, ao mesmo tempo, sobre o produto (o texto planejado) e sobre o procedimento (a forma, a seqüência da exposição).

Exemplos:
A- “Falaremos, primeiramente sobre... Depois, daremos alguns exemplos, para, em seguida, abordarmos os seguintes aspectos...” 
B- “Iniciaremos com uma descrição geral sobre... Em segundo lugar, vamos nos ater especialmente a... Depois, faremos também um detalhamento... E, ainda, veremos... Por fim, iremos...”

4. DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO – É o encadeamento dos diferentes temas (e subtemas) e a quantidade deles deve corresponder ao número anunciado no plano. Faz- se necessário ressaltar que esta fase é a mais importante do seminário e, para que as idéias sejam assimiladas pelos ouvintes, é necessário que elas sejam expostas numa progressão coerente, o que se consegue atentando-se para:
 1-  a coesão temática, ou a ligação, a articulação dos diferentes aspectos de um mesmo assunto; 2-  a sinalização do texto, ou a distinção das idéias principais das secundárias;
3-  a introdução de exemplos, sejam eles explicativos ou ilustrativos, tais como cartazes, mapas, gráficos, tabelas, transparências, etc.;  
4- a reformulação de palavras ou idéias, para esclarecer as dúvidas dos ouvintes diante de termos novos ou difíceis.

Exemplos: 
A -  “A questão que abordaremos agora é... Isso nos leva à seguinte reflexão:... Então, chegamos agora a um ponto muito importante...” 
B- Devemos notar, sobretudo, esses dois aspectos... Em outras palavras, podemos chamar de... E, agora, exemplificando...”

5. RECAPITULAÇÃO E SÍNTESE – É a retomada dos pontos principais da exposição e também a fase de transição entre ela e as duas etapas de conclusão que virão a seguir.
Exemplos: 
A- “Então, para terminar, vamos fazer uma síntese de tudo o que vimos até aqui...”
B- “Em resumo, podemos dizer...”

6. CONCLUSÃO – É a transmissão da mensagem final, mas pode ser, também, a proposta de um problema novo aos ouvintes, ou o início de um debate, uma roda de conversa, a execução de algum exercício ou atividade de verificação, uma dinâmica, etc.
Exemplos: 
A- “Agora, finalizando nosso seminário, vamos colocar a seguinte questão...”
B- “Para concluir, queremos deixar a seguinte mensagem...”

7. ENCERRAMENTO – Nesta fase, cabem os agradecimentos ao auditório.

Exemplos: 
A- “Gostaríamos de agradecer a atenção de todos os presentes...” 
B- “Esperamos que, de alguma forma, tenhamos contribuído para ampliar o conhecimento de vocês sobre...”
Para que haja compreensão e assimilação do assunto exposto, faz-se necessário, ainda, a observação das seguintes orientações:
• falar alto e dis-tin-ta-mente, nem muito rápido, nem muito lentamente;
• gerenciar pausas;
• captar a atenção da audiência, variando a voz e gerenciando o suspense;
• cuidar da postura, não exagerando nos gestos, mas também não ficando imóvel;
• alternar discurso (fala) e apresentação de documentos diversificados (cartazes, mapas, gráficos, transparências, etc.) e ter em mãos um bom plano ou esquema

       RESUMO GERAL 
O trabalho com seminário envolve todas as etapas abaixo discriminadas:
- tomar consciência da situação de comunicação levando em conta a finalidade e o público alvo;
- pesquisar, ler e explorar textos e/ou documentos diversos (gráficos, fotos, gravações... inclusive) a fim de coletar informações sobre o tema a ser exposto;
- selecionar informações a partir dos textos e/ou documentos pesquisados, exercitando, deste modo, a elaboração de anotações escritas e desenvolvendo as capacidades de exemplificar, ilustrar e explicar;
- distinguir idéias principais de secundárias ao estruturar a exposição das mesmas;
- ordenar os temas, subtemas e/ou tópicos, intercalando-os com exemplos, ao elaborar o plano de exposição;
- preparar anotações/esquema, transparências, mapas, gráficos, tabelas... para servirem de suporte durante a exposição;
- antecipar as dificuldades de compreensão dos ouvintes reformulando ou substituindo as palavras difíceis;
- preparar o seminário, fazendo a ligação (articulação) entre as diversas fases da exposição (abertura, introdução, apresentação, desenvolvimento, resumo, conclusão, encerramento);
- coordenar a distribuição da palavra entre os elementos do grupo;
- treinar para a exposição, tomando consciência da importância da voz, do olhar, da atitude corporal;

Email:  hibrahimpc@gmail.com
Bons Estudos.....

Experiencia Fisica 3 Ano - Castelo Branco 2011

Fisica Hoje

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PROF HIBRAHIM SOARES
ALUNOS : 3 ANO ENSINO MEDIO  ANO 2011
TEMA: CORRENTE ELETRICA
Apresentado no seminario de Fisica 

TESTE RACIOCINIO LOGICO

DESAFIO :  RACIOCINIO LOGICO

segunda-feira, 12 de março de 2012

OLIMPIADA BRASILEIRA DE MATEMATICA DAS ESCOLAS PUBLICAS

OBMEP
Participe

Apresentação 

 A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
  • a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
     
  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
     
  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
     
  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;
     
  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação;
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 
Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

 

LINHA DO TEMPO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

linha-do-tempo2012
8 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
www.obmep.org.br/emiteReciboEscola.do?mecCode=17012350 2/3
Bairro do Responsável: CENTRO
Município do Responsável: DOIS IRM­OS / TOCANTINS
CEP do Responsável: 77685-000
UF do Responsável: TO
Telefone do Professor Responsável: (63) 84194755
Fax do Professor Responsável: (63) 33621245
E-mail do Responsável: hibrahimpc@gmail.com
Dados dos Alunos
Alunos do Nível 1: 272
Total de Alunos do Nível 1 que participarão: 275
Total de Alunos do Nível 2 que participarão: 208
Total de Alunos do Nível 3 que participarão: 260
2ª Fase
Disponibilidade para sediar a 2  Fase ? Sim
Total de alunos que a escola comporta: 600
Total de salas que a escola comporta: 15
 aproximado de carteiras por sala: 40
Dados do(a) coordenador(a) regional da OBMEP
Disposição para esclarecer duvidas e apoiar a participação de sua escola na OBMEP.
Nome : PAULO CLEBER MENDONÇA TEIXEIRA
Email : to03@obmep.org.br
Telefone : (63) 32328138 / (63) 84211747
Região: TO03 - PALMAS
Data da Inscrição: 12/03/2012 às 11:13 h. (Hora de Brasília)
Data da Òltima Atualização: 12/03/2012 às às 11:13 h.(Hora de Brasília)

Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...