terça-feira, 29 de maio de 2012

PARTICIPE ENEM 2012 ULTIMOS DIAS




ENEM  2012 

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE.
VOCÊ QUE JA CONCLUIU O ENSINO MÉDIO OU QUE ESTA NO ESTUDANDO  E É MAIOR DE 18 ANOS . PARTICIPE!!!

Clique aqui-->; ENEM 2012

Inscrição ENEM 2012: Agora é pra valer! O Ministério da Educação (MEC) divulgará as mudanças que ocorrerão no Enem 2012 e, logo mais, no Diário Oficial da União de sexta-feira (25/05/2012), anunciará data de abertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano – inscrições ENEM 2012. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) continuará responsável pela organização de todo processo.
Como se inscrever no ENEM 2012? Os interessados em realizar as provas do ENEM 2012 deverão acessar o site oficial do INEP, tendo em mãos seus documentos pessoais (RG e CPF) e endereço completo. No ato da inscrição é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nome completo, identidade (RG), endereço, idioma escolhido para prova de língua estrangeira, local onde deseja realizar as provas, situação escolar, informações sobre a escola (caso esteja cursando o ensino médio) e perfil socioeconômico. É de inteira responsabilidade de a pessoa conferir todas as informações prestadas e guardar o número de inscrição gerado.
Os portadores de necessidades especiais devem informar sua situação no momento da inscrição. Quem estiver interessado em obter o certificado do ensino médio ENEM 2012 deve informar tal interesse, além de indicar uma das instituições certificadoras autorizadas para receber seus respectivos dados cadastrais e resultados.
Ao realizar a inscrição será emitida uma guia de pagamento, no valor de R$ 35,00, a ser paga em uma agência bancária até o terceiro dia útil após o término das inscrições. Quem estiver concluindo o ensino médio em escolas públicas será isento do pagamento. Também é possível declarar carência no ENEM 2012, pedindo isenção da taxa de inscrição, informando que é membro de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica. O INEP verifica cada um destes casos antes de dar a resposta final.
As provas do Enem deste ano serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro (sábado e domingo). As áreas de conhecimento serão as seguintes: 1) Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia, e sociologia); 2) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia); 3) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação); 4) Matemática e suas Tecnologias (matemática). Os candidatos terão que responder 45 questões de cada uma destas áreas e escrever uma redação do tipo dissertativo-argumentativo sobre um tema específico. No primeiro dia serão aplicadas as provas 1 e 2, enquanto as áreas 3, 4 e redação serão feitas no segundo dia.
No dia dos exames os candidatos precisam chegar com antecedência, portando um documento de identificação original com foto. O gabarito só pode ser preenchido de caneta esferográfica preta (feita de material transparente).
Não deixe para providenciar tudo de última hora. Faça o possível para evitar transtornos e nervosismos. Prepare-se e boa sorte!
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

INFORME

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Faça agora mesmo seu teste vocacional . Faça o que  realmente você gosta.


TIRE SUA DUVIDA       Clique Aqui --> CARREIRA PROFISSIONAL


MELHOR HORA PARA ESTUDAR.
PROGRAME SEU HORÁRIO DE ESTUDO NA ESCOLA

ESCOLHA PROFISSIONAL,ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E TESTE VOCACIONAIS


quarta-feira, 16 de maio de 2012

PARCERIA REDE SAT e SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO

Seduc divulga resultado do Prêmio Tocantins Sustentável






Escolas premiadas

Ao todo foram inscritos 48 projetos de escolas de todo o Estado, entre agosto e setembro deste ano. Os mesmos foram analisados por uma equipe multidisciplinar formada por representantes da Redesat e da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc.



De acordo com a assessoria, além da Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, outras seis escolas foram selecionadas na categoria regionais de ensino. Como premiação as unidades de ensino vencedoras ganharão computadores e uma viajem ao Parque Estadual do Cantão, que deve acontecer no próximo ano.



Confira os outros ganhadores

DRE de Arraias

Colégio Estadual Professora Ranulfa – Aurora do Tocantins

Projeto de proteção e recuperação ambiental - Rio Azuis "Deixai-me correr livre e limpo"



DRE Dianópolis

Colégio Estadual Drº Abner Araújo Pacini - Almas

Reciclagem colaborativa de garrafa PET: atitude para um ambiente sustentável



DRE Guaraí

Colégio EStadual Raimundo Alencar Leão - Guaraí

Conservar para viver



DRE Miracema

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Dois Irmãos do Tocantins


Horta e viveiro escolar

VIDEO PRODUZIDO
HORTA E VIVEIRO
 



DRE Porto Nacional

Escola Estadual Dr.Domingos Carrerot – Porto Nacional

Viveiro escolar de mudas nativas do cerrado como ferramenta para o desenvolvimento da educação ambiental e como ação para o desenvolvimento sustentável.



DRE Tocantinópolis

CEM Deputado Darcy Marinho - Tocantinópolis

Projeto Jardim Escolar

quinta-feira, 12 de abril de 2012

COMO APRESENTAR SEMINÁRIO

Dica de Como Apresentar Seminário 


1. ABERTURA – Um expositor (pode ou não fazer parte do grupo) dirige-se ao auditório e apresenta os expositores - Professor ou Representante de turma.

Exemplos: 
A- “Bom dia, pessoal! Gostaria de apresentar a vocês os componentes do meu grupo: citar nomes dos colegas...” 
B-  “Atenção, turma! Vamos chamar à frente da classe o grupo Tal que vai falar a vocês sobre um tema muito interessante, a ser apresentado em forma de seminário...”

2. INTRODUÇÃO AO TEMA – Etapa de apresentação, delimitação do assunto. Dá ao orador a oportunidade de explicar as razões de suas escolhas. 
   Esta fase deve mobilizar a atenção e a curiosidade dos ouvintes e, para isso, o expositor deve utilizar uma foto ou ilustração relacionada ao tema, colocar uma questão-isca que desperte a curiosidade, contar uma anedota, fazer perguntas, etc.

Exemplos:
 a) “Esse seminário abordará tal assunto...”
b) ”Vamos tentar explicar a vocês a importância da ...”

3. APRESENTAÇÃO DO PLANO DA EXPOSIÇÃO – Deve esclarecer, ao mesmo tempo, sobre o produto (o texto planejado) e sobre o procedimento (a forma, a seqüência da exposição).

Exemplos:
A- “Falaremos, primeiramente sobre... Depois, daremos alguns exemplos, para, em seguida, abordarmos os seguintes aspectos...” 
B- “Iniciaremos com uma descrição geral sobre... Em segundo lugar, vamos nos ater especialmente a... Depois, faremos também um detalhamento... E, ainda, veremos... Por fim, iremos...”

4. DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO – É o encadeamento dos diferentes temas (e subtemas) e a quantidade deles deve corresponder ao número anunciado no plano. Faz- se necessário ressaltar que esta fase é a mais importante do seminário e, para que as idéias sejam assimiladas pelos ouvintes, é necessário que elas sejam expostas numa progressão coerente, o que se consegue atentando-se para:
 1-  a coesão temática, ou a ligação, a articulação dos diferentes aspectos de um mesmo assunto; 2-  a sinalização do texto, ou a distinção das idéias principais das secundárias;
3-  a introdução de exemplos, sejam eles explicativos ou ilustrativos, tais como cartazes, mapas, gráficos, tabelas, transparências, etc.;  
4- a reformulação de palavras ou idéias, para esclarecer as dúvidas dos ouvintes diante de termos novos ou difíceis.

Exemplos: 
A -  “A questão que abordaremos agora é... Isso nos leva à seguinte reflexão:... Então, chegamos agora a um ponto muito importante...” 
B- Devemos notar, sobretudo, esses dois aspectos... Em outras palavras, podemos chamar de... E, agora, exemplificando...”

5. RECAPITULAÇÃO E SÍNTESE – É a retomada dos pontos principais da exposição e também a fase de transição entre ela e as duas etapas de conclusão que virão a seguir.
Exemplos: 
A- “Então, para terminar, vamos fazer uma síntese de tudo o que vimos até aqui...”
B- “Em resumo, podemos dizer...”

6. CONCLUSÃO – É a transmissão da mensagem final, mas pode ser, também, a proposta de um problema novo aos ouvintes, ou o início de um debate, uma roda de conversa, a execução de algum exercício ou atividade de verificação, uma dinâmica, etc.
Exemplos: 
A- “Agora, finalizando nosso seminário, vamos colocar a seguinte questão...”
B- “Para concluir, queremos deixar a seguinte mensagem...”

7. ENCERRAMENTO – Nesta fase, cabem os agradecimentos ao auditório.

Exemplos: 
A- “Gostaríamos de agradecer a atenção de todos os presentes...” 
B- “Esperamos que, de alguma forma, tenhamos contribuído para ampliar o conhecimento de vocês sobre...”
Para que haja compreensão e assimilação do assunto exposto, faz-se necessário, ainda, a observação das seguintes orientações:
• falar alto e dis-tin-ta-mente, nem muito rápido, nem muito lentamente;
• gerenciar pausas;
• captar a atenção da audiência, variando a voz e gerenciando o suspense;
• cuidar da postura, não exagerando nos gestos, mas também não ficando imóvel;
• alternar discurso (fala) e apresentação de documentos diversificados (cartazes, mapas, gráficos, transparências, etc.) e ter em mãos um bom plano ou esquema

       RESUMO GERAL 
O trabalho com seminário envolve todas as etapas abaixo discriminadas:
- tomar consciência da situação de comunicação levando em conta a finalidade e o público alvo;
- pesquisar, ler e explorar textos e/ou documentos diversos (gráficos, fotos, gravações... inclusive) a fim de coletar informações sobre o tema a ser exposto;
- selecionar informações a partir dos textos e/ou documentos pesquisados, exercitando, deste modo, a elaboração de anotações escritas e desenvolvendo as capacidades de exemplificar, ilustrar e explicar;
- distinguir idéias principais de secundárias ao estruturar a exposição das mesmas;
- ordenar os temas, subtemas e/ou tópicos, intercalando-os com exemplos, ao elaborar o plano de exposição;
- preparar anotações/esquema, transparências, mapas, gráficos, tabelas... para servirem de suporte durante a exposição;
- antecipar as dificuldades de compreensão dos ouvintes reformulando ou substituindo as palavras difíceis;
- preparar o seminário, fazendo a ligação (articulação) entre as diversas fases da exposição (abertura, introdução, apresentação, desenvolvimento, resumo, conclusão, encerramento);
- coordenar a distribuição da palavra entre os elementos do grupo;
- treinar para a exposição, tomando consciência da importância da voz, do olhar, da atitude corporal;

Email:  hibrahimpc@gmail.com
Bons Estudos.....

Experiencia Fisica 3 Ano - Castelo Branco 2011

Fisica Hoje

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PROF HIBRAHIM SOARES
ALUNOS : 3 ANO ENSINO MEDIO  ANO 2011
TEMA: CORRENTE ELETRICA
Apresentado no seminario de Fisica 

TESTE RACIOCINIO LOGICO

DESAFIO :  RACIOCINIO LOGICO

Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...