quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ALUNOS PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA AULA

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO

PROFESSOR: HIBRAHIM S. LIMA

TURMAS; 72.01: 82.01; 82.03; 92.01; 92.02 ; 92.03 e 23.01


APRESENTAÇÃO DE  MATEMÁTICA  - 2 BIMESTRE 2012



8º ANO -CRIAÇÃO DE VÍDEO GRUPO DE ALUNOS
POLÍGONOS



NOMECLATURA DE POLÍGONOS

ALUNOS : TURMA 92.01 APRESENTAÇÃO VÍDEO RAZÃO E PROPORÇÃO
ALUNA HELLEN E EDSON GABRIEL

ALUNOS 3 ANO B - ENSINO MÉDIO 2 BIMESTRE 2011


LUZIMAR RODRIGUES DE ARAUJO E MAGNO BARBOSA MONTEIRO

terça-feira, 28 de agosto de 2012

AÇOES SEMANA DIA DO ESTUDANTE

VIDEO SEMANA DO ESTUDANTE

FOTOS SEMANA CULTURAL DO ESTUDANTE

SEMANA DA PÁTRIA


COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO


Projeto: Semana da Pátria

Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento

       Período: 03 a 07 de setembro

 COORDENADORA: ROSILENE

   Justificativa:

É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

          Objetivos:

Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, os alunos deverão ser capazes de:

- Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;

- Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;

- Incentivar o amor à Pátria;

- Cantar e interpretar o Hino Nacional;

- Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.

- Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;

- Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.

         Desenvolvimento:

03/09- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;

Paródias - Pátria;

Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;

Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;

Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.

Trabalhar o mapa do Brasil - estados, capitais e suas respectivas siglas;

Sala de Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima;

Símbolos da Pátria;

Sala de Aula - Confecção de mapa;

Cidadania - a importância de votar ;

Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:

- Brasil sempre Brasil;

- A pátria se constrói;

- Brasil, terra que eu amo;

- Independência não se faz num dia, mas a cada momento;

- Por que gosto do Brasil;

- Brasil mostre a sua cara.

Outras atividades:

- Concurso do Hino Nacional - Paródia;

- Coro falado;

 - Slogan;

 - Poesias;

 -Danças;

 -Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;

 -Interpretação de textos;

 - Confecção de faixas;

  -Palavras cruzadas;

  -Caça-palavras;

-Charge;

-Seminário;

-Debates.

                  Sugestões para debates:

O que é ser patriota hoje no Brasil?;

 Cidadania - como colocá-la em prática?;

Como viveu a maioria dos brasileiros?;

A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;

A importância do voto.

Obs. Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, será apresentado no pátio da escola: poesias, versos, músicas, danças etc..

            Recursos Humanos:

- Todos os professores;

 - Servidores em geral;

 - Todas as turmas do 6º a 3ª série do Ensino Médio dos turnos matutino, vespertino e noturno.

Avaliação:

Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.

Ao propormos o projeto, observamos o impolgamento dos servidores da  escola (alunos) para ajudarem a executá-lo.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

VIDA DE ESTUDANTE - SEMANA DO ESTUDANTE

PARODIA - MUSICA VIDA DE EMPREGUETE

VIDA DE ESTUDANTE

TODO DIA ACORDO CEDO MORO LONGE DA ESCOLA, QUANDO CHEGO DA ESCOLA QUERO PC SEMPRE CHEIAS DE TAREFA LEIO TUDO FAÇO CERTO MAS MINHA PROFESSORA VER DEFEITO ATÉ ONDE NÃO TEM, QUERIA VER PROFESSORA AQUI NO MEU LUGAR QUE EU IA RIR DE ME ACABAR, SO VENDO A PROFESSORA AQUI NO MEU LUGAR FAZENDO A PROVA SEM COLAR, MINHA COLEGA DISCUTIU COM O PROFESSOR E GANHOU UMA SUSPENSÃO DO DIRETOR.

Parodia - É o Professor - Equipe Vermelha

SEMANA CULTURAL DA SEMANA DO ESTUDANTE 
08 A 11 DE AGOSTO DE 2012


Musica: É o  Professor ( Paródia da música " É o amor : Zezé di Camargo e Luciano)
Autora: Natalia Aparecida Marques Martins 8 Ano 82.01

Eu não vou negar que adoro estudar,
Que adoro escrever.
Eu não vou negar,
Eu não vou negar, sem a escola tudo é saudade,
Você  traz aprendizagem,
 Eu não vou negar.
Eu não vou negar você é o meu orgulho,
Meu pedacinho de sucesso,
Eu não vou negar,
Você é minha segunda casa.
Minha familia,
Meu cantinho de histórias, minha geografia,
as matérias que eu preciso pra sobreviver,
Eu sou o seu aluno inteligente,
as vezes um pouco desobediente, um caso complicado de se entender,
É o professor,
Que passa os meus conteúdos e me deixa assim,
que faz eu sonhar no futuro e esquecer de mim,
que faz eu ver que tudo depende do dever,
É o professor,
Que veio como um anjo certo na minha nação,
e derrubou a base forte da minha interpretação.
Que fez eu entender que a vida não é nada sem  educação,

Eu nao vou negar voce é meu orgulho,
meu pedacinho de sucesso,
eu não vou negar,
Você é minha  segunda casa.
Minha famillia,
meu cantinho de matemática  meu português
as matérias que eu preciso para sobreviver,
 eu sou o seu aluno de mente inteligente,
as vezes um pouco desobediente, um caso complicado de se entender,
É o  professor,

Que passa os meus conteúdos e me deixa assim,
que faz eu sonhar no futuro e esquecer de mim,
que faz eu ver que tudo depende do dever,
É o professor,
Que veio como um anjo certo na minha nação,
e derrubou a base forte da minha interpretação.
Que fez eu entender que a vida não é nada sem  educação.





quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MUSICA NA AULA DE MATEMATICA

A IMPORTANCIA DA MUSICA NA VIDA DO ALUNO

a musica representa um momento, fase da vida,emoçoes, sentimentos, superação, exemplos de vida e sobre tudo a caracteristica pessoal .

Foram realizados  varios momentos de reflexão durante a aula de matematica com a exposição de frases relacionadas musica que o aluno se identifica individualmente com alunos do 7 ano, 8 ano e 9 ano. E em seguida organizada a roda de debate para refletir sobre a importancia de tal musica na vida de cada um, na busca de valores, sentimentos, emoçoes, amor e maneira de viver.

Musicas que marcaram os alunos do 7 ano turma 72.01 - 3 bimestre de 2012

1. Ponto Fraco - será que ainda pensa em mim, será que ainda sente o mesmo que eu. seus amigos dizem que não, mas seus olhos dizem outra coisa. acostumei a te esquecer mas tudo volta quando te vejo,. sabe desde quando fi embora do meu pensamento voce nunca saiu não separei mas tive que aceitar, acho que meu ponto fraco sempre vai ser voce.
cantor: Sophia Abrão e Mikael Borges

2.Você diz que não precisa , andar sonhando tanto eu digo que é preciso amar demais.
Cantora: Paula Fernanda: viver sonhando tanto

3. Levo a vida de empreguete pego as 7, fim de semana salto alto.......
Rede Goblo - vida de empreguete

4. Chora me liga pede por favor quem sabe um dia eu posso te procurar....
"João Bosco e Vinicius"

5. Estou sentindo minhas forças indo embora mas tua presença me renova.nessa chora  vm senhor vem me levar alem, o meu sonho de chegar esta tao longe sou humano nao consigo ser perfeito vem senhor vem e me leva além....
" Sou Humano"

6. Entra na minha casa, entra na minha vida , mexe com minha estrutura, sara todas as feridas. me ensina a ter santidade quero amar somente a ti porque o senhor é o meu bem maior.Faz um milagre em mim.
"Regis Daneses"

7. Você diz que nao precisa, ficar te amando tanto.....
"Paula Fernanda"

8   Agora eu fiquei doce igual caramelo to tirando onda de camaro amarelo...
"munhoz e Mariano'

9. você so sabe me esnobar, mas vive querendo me encontrar.
Sofro sem querer - Luan Santana

10. Eu escolho Deus eu escolho ser amigo de Deus. Eu escolho cristo todo dia.
"Thallhes - Eu escolho Deus.

11.Delicia, delicia assim você me mata. ai se eu te pego ......
"Michel Teló"

12. Quando estou do seu lado tudo fica bem, mesmo quando nada parece dar certo.....
"Melanie e Chay - Rebledes."

13. Eu quero tchu, eu quero tcha, eu quero tchu, tcha.....
"João Lucas e Marcelo"

14.La em casa tinha um pintinho, la em casa tinha um pintinho  e o pintinho pio  piu e a galinha coooo e galo corococo,,,,,,,,
"desconhecido"


8 ano turma 82.01
1 - Amor que é bom ninguém quer dar...
   “Israel e Rodolfo”
2- Eu quero tchu, eu quero tchã, eu quero tchu, tchã, tchã.....
3. levo a vida de empregue-te, eu pego a 7 fim de semana salto alto e ver no que vai dar um dia compro apartamento e vo ver no que vai dar.
4. As andorinhas votaram eu também voltei......
5. Minha vó ta maluca! Minha vo ta maluca, tanta coisa pra compra! Ela comprou uma piruca.....
6. De Land Rover é fácil, é mole, é lindo, quero ver jogar a gata no fundo do fiorino.....
7. Quando me sinto só, te faço mais presente, eu fecho os meus olhos e  enxergo a gente....
Te vivo – Luan Santana.
8. Ai se eu te pego, ai se eu te pego...
9 Ai sente fego......
10. Eu e você nunca mais........
11. onde anda o meu amor.....
12. equanto houver razões....
13.  Meu camaro amarelo.....

9 Ano  turma 92.01
 Musicas que marcam o dia a dia do aluno.
1.       Que a fé move montanhas e eu movo o mundo para te amar.....
2.       A nossa história é longa, mais eu resumi. Perguntas sem respostas, te respondo sim, entrada sem saída do meu coração, depois de enfeitiçado nessa ilusão....
“Fora do comum” – Gustavo Lima.
3.       Não to pronta pra perdoar, não to pronta para esquecer, se meu coração já não sente mais o amor que  eu sempre quis te dar. – Vanessa Camargo “não to pronta pra perdoar”
4.       Toma um banho de lua, fique branco como a neve....
5.       Entre razões e emoções a saída e fazer valer a pena!....
6.       Pirulito que bate , bate, pirulito que já bateu.....
7.       Sem você ......Paula Fernanda
8.       Onde anda o meu amor.... Eduardo  Costa
9.       Sou pássaro de fogo que canta ao teu ouvido, vou ganhar este jogo te amando feito louco quero teu amor bandido. – Paula Fernanda.
1.   Quando me sinto so te faço mais presente....luan Santana
1.   A curuja respondeu agora eu vou piar no ouvido bem baixinho. Agora eu vou piar ......
1.   Tanta coisa qe soube dizer. Tanta coisa que eu não soube querer...Paolo-  tanta coisa.
1.   A vida é uma lição, e um dia a gente cresce e conhece nossa essência e ganho experiência aprende o que é raiz então  cria consciência. “Charlie Brownn.
1.   O homem quando  esta em paz não  quer querra com ninguém.... Charlie Brown
1.   Eu, vou subir as nuvens para desenhar o teu sorriso no azul do céu.....

8 8 ano 82.03

 não, machuque o meu coração, que voce mora nele, dentro dele, nao faz isso nao comigo, que eu to roendo te querendo, apaixonada sofendo calada largada, voce nem ai, eu to carente doente, criança inocente, vem cuidar de mim.....
Banda Calypso

Nao vou me preocupar com as perceguiçoes, Jesus esta por perto. Eu posso confiar, eu posso descansar pra atirar a primeira pedra aquele q nao tem pecado....
Bruna Carla. Advogado Fiel
u

MATEMATICA E FISICA 3 BIMIESTRE 2012


CONTEUDO 3 BIMESTRE 2012

 FISICA 2 ANO ENSINO MEDIO  /  3 BIMESTRE
Ondulatória
Classificação das ondas
Ondas periódicas
Fenômenos  ondulatórios
Reflexão,  Refração, Difração,
Dispersão Polarização e Interferência
Acústicas
Velocidade e Qualidade do som
Efeito  Doppler
Instrumentos musicais, o ouvido e a Audição

Matemática 7 ano 3 bimestre 2012


Expressões algébricas

Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam letras e podem conter números, são também denominadas expressões literais. As letras constituem a parte variável das expressões, pois elas podem assumir qualquer valor numérico. No passado as letras foram pouco utilizadas na representação de números desconhecidos, atualmente as letras associadas a números constituem a base da álgebra e contribui de forma eficiente na resolução de várias situações matemáticas. Veja alguns exemplos de expressões algébricas:

2x – 5
3a + 2y
x² + 7x
5 + x – (5x – 2)
10y – 10x
a² – 2ab + b²

As expressões algébricas podem ser utilizadas para representar situações problemas, como as propostas a seguir:

1 – Determine a expressão que representa o perímetro das seguintes figuras:
Perímetro: soma dos lados de qualquer polígono.



4x + 1 + 2x + 4x + 1 + 2x =
12x + 2


2x + 6 + 3x – 2 + x + 8=
6x + 12


2 – O dobro de um número adicionado a 20:  2x + 20

3 – A diferença entre x e y: x – y

4 – O triplo de um número qualquer subtraído do quádruplo do número: 3x – 4x

5 – Represente algebricamente a área do retângulo a seguir:

2x * (3x+5)
6x² + 10x

 Equação do 1º grau.

Inequação do 1º grau
Triângulos e Quadriláteros.
Ângulos Arte e Matemática Classificação quanto às relações entre os lados e tipo de ângulos.
Grandezas diretamente e Inversamente proporcionais Regra de sociedade.
 Regra de três: Simples e composta.
Razões especiais Densidade demográfica
Velocidade media
Probabilidade e combinação

Matemática 8 ano – 3 bimestre
Polinômios e monômios: composição e operações .
Frações Algébricas.
Produtos Notáveis.
Fatoração.
 Simplificação de frações algébricas.
Quadriláteros: Definição e características.
Classificação. Propriedades. Ângulos
Volume de um sólido geométrico
Paralelepípedo
Prisma
Pirâmide
Probabilidade e combinatória. Gráficos e tabelas

Matemática 9 ano – 3 bimestre

Equações biquadradas
Equações Irracionais
Relações Métricas no Triangulo retângulo.
 Teorema de Pitágoras.
Matemática Financeira: Porcentagem
 juros simples e compostos.
Noções Probabilidade e combinação
Tabelas e gráficos Regra de sociedade 


Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...