quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ALUNOS PARTICIPAM DE PALESTA COM EQUIPE DO EXERCITO BRASILEIRO



                                                          ENSINO SEMAP MILILAR

ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL JUNTAMENTE COM ALUNOS DO
 1º, 2º e 3º ANO DO ENSINO MÉDIO  PARTICIPARAM NESTA QUINTA-FEIRA DIA 30 
DE AGOSTO DE 2012 DE UMA PALESTRA COM EQUIPE DA ESCOLA  MILITAR  
SEMAP COM O PALESTRANTE FABIO DA IMPORTÂNCIA E VALOR DE DOS 
MESMOS INGRESSAREM NA CARREIRA MILITAR.  ( MARINHA, EXÉRCITO OU AERONÁUTICA).

LOCAL DO PALESTRA:
 PÁTIO DO CÓLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PRÓXIMO ENCONTRO PARA APRESENTAÇÃO
 DIA 09 DE OUTUBRO DE 2012 NO GINÁSIO DE ESPORTE. DOIS IRMÃOS TOCANTINS

OS ALUNOS INTERESSADOS PROCURAR O PROFESSOR HIBRAHIM  PARA ADQUIRIR
 O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

O que é SEMAP? Divulgar, preparar para o sucesso e orientar jovens para as grandes 
oportunidades oferecidas pelos concursos das escolas militares, este é o papel principal 
do Sistema do Ensino Livre às Três Armas.

Como participar das 4 etapas? O processo de preparação é dividido em etapas fundamen
tais
• Etapa 01 – O jovem receberá apostilas completas, com exercícios comentados das provas 
anteriores, dentro do programa oficial das escolas militares.
• Etapa 02 – Durante o período de preparação, orientamos os alunos sobre inscrição dos 

exames e receberão em casa o edital através de um CD.
• Etapa 03 – A orientação para o exame de aptidão física será ministrado por um orientador 

que irá até a sua cidade, ou proximidades para orientar no trabalho.
• Etapa 04 – O aluno que participar do preparatório com a SEMAP e for aprovado nos 4

 exames exigidos pelas escolas militares, que constituem-se em exame intelectual, médico, físico 
e psicológico. E tendo sua confirmação de aprovação, ele terá sua passagem de translado
 (rodoviário) da sua cidade para a escola que ele foi aprovado. Isso é um compromisso da SEMAP.

Mentalidade de trabalho: Seriedade e compromisso preparando o aluno para o sucesso. 

O preparatório dos alunos é o meio que pode levar o jovem a conquistar a aprovação nos 
concursos das escolas da Marinha, Exército e Aeronáutica. Nosso objetivo é ser um forte 
instrumento de auxílio, que somado ao empenho e dedicação do aluno resulta em aprovação.

O valor cobrado custeia as despesas operacionais e de divulgação, além da confecção do material

 didático personalizado. O aluno receberá a gratuidade após aprovação no concurso. Em caso de 
reprovação no concurso (exames), poderá repeti-los quantas vezes for necessário, não havendo 
gastos adicionais com o SEMAP. Para isso é necessário que o aluno comunique a escola.

A taxa de inscrição no concurso não está incluída no preço do preparatório. Não enviaremos

 material a terceiros. O único destinatário possível é o aluno. O material será entregue
 pessoalmente. No momento da orientação física.

EDUCAÇÃO SUPERIOR


Sancionada lei que cria cotas para rede pública nas universidades


Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na tarde desta quarta-feira, 29  de Agosto de 2012, a lei que institui a reserva de 50% das vagas ofertadas em instituições federais de educação superior para estudantes provenientes de escolas públicas. A lei já valerá para os próximos vestibulares das instituições e também na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A regulamentação, com o cronograma para a adequação das universidades à lei, está prevista para setembro.


A implantação das cotas ocorrerá de forma progressiva ao longo dos próximos quatro anos, até chegar à metade da oferta total do ensino público superior federal. Em 2013 terão de ser reservadas, pelo menos, 12,5% do número de vagas ofertadas atualmente – o que equivale a 25% do total que será reservado para ingresso por meio de cotas. A presidenta vetou o artigo 2º do projeto aprovado pelo Congresso Nacional, que instituía a média das notas dos alunos como um dos critérios para ingresso.

De acordo com a lei, cada instituição deverá preencher as cotas com autodeclarados pretos, pardos e indígenas na mesma proporção em que esses segmentos são encontrados na unidade da Federação em que se localiza a instituição, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Metade do total de cotas, o que corresponde a 25% das vagas da instituição, deve ser preenchida com estudantes vindos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Enem – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou em coletiva concedida no Palácio do Planalto que o ministério realizou um estudo com base no desempenho dos estudantes concluintes das redes pública e privada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo foi verificar as condições dos possíveis ingressantes provenientes da rede pública nas universidades, em relação aos das escolas privadas.

“Quando selecionamos dentro da rede pública os 150 mil melhores alunos, que correspondem ao total das cotas que teremos que implantar nos próximos quatro anos, a média é superior à do setor privado e a nota máxima é parecida”, afirmou Mercadante.

Pelos dados apresentados, os 150 mil concluintes da rede pública com melhor desempenho no Enem de 2011 tiveram uma média geral de 582,2 pontos. O total de 891.070 estudantes de escolas públicas alcançou uma média geral de 474,2 pontos. A média total dos 1.137.813 estudantes concluintes que fizeram a prova foi de 494,8 pontos. Quando se consideram apenas os 246.743 alunos da rede privada, a média sobe para 569,2 pontos.

Regulamentação – Mercadante informou que a pasta promoverá reuniões com os reitores das instituições públicas de ensino superior para definir a regulamentação e discutir outras ações. “O diferencial é que antes as universidades federais tinham liberdade para definir vagas para políticas afirmativas. Hoje existe uma lei que será uma regra. O que discutiremos será o processo para implantar as cotas”, afirmou.

Para o ministro, a sanção da lei representará um estímulo para os estudantes do ensino médio público. “Para os estudantes da rede pública, em especial o nível médio, esta lei vai representar uma grande motivação porque eles terão, até o final de quatro anos, de forma progressiva, metade das vagas nas universidades federais”, disse. 

Assessoria de Comunicação Social

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ESPORTE CASTELO BRANCO



JOVENS ATUANTE NO ESPORTE

Os Jets - Jogos estudantis do Tocantins REALIZADOO, na Diretoria Regional de Miracema e logo no primeiro dia de competição mostraram que a diversidade cultural é o que manda na disputa. Os estudantes indígenas levaram mais de 50% dos primeiros lugares nas modalidades individuais, tendo como destaque o atletismo.
Rivaldo Srápte Xerente, da Escola Estadual Suzawne, de 14 anos, foi um dos estudantes medalhistas. Quando perguntado sobre a importância da participação nos jogos o menino não titubeou e disse que a competição é uma grande oportunidade para conhecer outros alunos e mostrar sua cultura. “O mais importante é a disputa saudável, aqui na pista de corrida somos adversários, mas fora todos são amigos”, destaca.
Quem confirma a fala do atleta é o outro estudante, desta vez da Escola Estadual Castelo Branco, do município de Dois Irmãos, Tiago Moreira. “Levar medalhas é muito bom, afinal todos treinam com este objetivo, mas os Jets também têm esse papel de unir atletas de todo o Tocantins”, conta.
Os Jets estão sendo disputados entre 12 Unidades Escolares de onde saíram 32 equipes dos municípios de Miranorte, Rio dos Bois, Dois Irmãos, Tocantínia além das escolas da sede de Miracema. Na DRE a competição conta com a participação de 340 alunos-atletas, e seguem até o próximo sábado, 19.
Durante a manhã aconteceram também as disputas de xadrez, tênis de mesa e voleibol de praia. À tarde é a vez das modalidades coletivas, a primeira delas é o futsal, já nesta quinta-feira, 16, entram em quadra os estudantes do handebol e voleibol.

ALUNOS PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA AULA

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO

PROFESSOR: HIBRAHIM S. LIMA

TURMAS; 72.01: 82.01; 82.03; 92.01; 92.02 ; 92.03 e 23.01


APRESENTAÇÃO DE  MATEMÁTICA  - 2 BIMESTRE 2012



8º ANO -CRIAÇÃO DE VÍDEO GRUPO DE ALUNOS
POLÍGONOS



NOMECLATURA DE POLÍGONOS

ALUNOS : TURMA 92.01 APRESENTAÇÃO VÍDEO RAZÃO E PROPORÇÃO
ALUNA HELLEN E EDSON GABRIEL

ALUNOS 3 ANO B - ENSINO MÉDIO 2 BIMESTRE 2011


LUZIMAR RODRIGUES DE ARAUJO E MAGNO BARBOSA MONTEIRO

terça-feira, 28 de agosto de 2012

AÇOES SEMANA DIA DO ESTUDANTE

VIDEO SEMANA DO ESTUDANTE

FOTOS SEMANA CULTURAL DO ESTUDANTE

SEMANA DA PÁTRIA


COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO


Projeto: Semana da Pátria

Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento

       Período: 03 a 07 de setembro

 COORDENADORA: ROSILENE

   Justificativa:

É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

          Objetivos:

Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, os alunos deverão ser capazes de:

- Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;

- Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;

- Incentivar o amor à Pátria;

- Cantar e interpretar o Hino Nacional;

- Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.

- Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;

- Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.

         Desenvolvimento:

03/09- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;

Paródias - Pátria;

Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;

Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;

Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.

Trabalhar o mapa do Brasil - estados, capitais e suas respectivas siglas;

Sala de Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima;

Símbolos da Pátria;

Sala de Aula - Confecção de mapa;

Cidadania - a importância de votar ;

Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:

- Brasil sempre Brasil;

- A pátria se constrói;

- Brasil, terra que eu amo;

- Independência não se faz num dia, mas a cada momento;

- Por que gosto do Brasil;

- Brasil mostre a sua cara.

Outras atividades:

- Concurso do Hino Nacional - Paródia;

- Coro falado;

 - Slogan;

 - Poesias;

 -Danças;

 -Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;

 -Interpretação de textos;

 - Confecção de faixas;

  -Palavras cruzadas;

  -Caça-palavras;

-Charge;

-Seminário;

-Debates.

                  Sugestões para debates:

O que é ser patriota hoje no Brasil?;

 Cidadania - como colocá-la em prática?;

Como viveu a maioria dos brasileiros?;

A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;

A importância do voto.

Obs. Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, será apresentado no pátio da escola: poesias, versos, músicas, danças etc..

            Recursos Humanos:

- Todos os professores;

 - Servidores em geral;

 - Todas as turmas do 6º a 3ª série do Ensino Médio dos turnos matutino, vespertino e noturno.

Avaliação:

Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.

Ao propormos o projeto, observamos o impolgamento dos servidores da  escola (alunos) para ajudarem a executá-lo.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

VIDA DE ESTUDANTE - SEMANA DO ESTUDANTE

PARODIA - MUSICA VIDA DE EMPREGUETE

VIDA DE ESTUDANTE

TODO DIA ACORDO CEDO MORO LONGE DA ESCOLA, QUANDO CHEGO DA ESCOLA QUERO PC SEMPRE CHEIAS DE TAREFA LEIO TUDO FAÇO CERTO MAS MINHA PROFESSORA VER DEFEITO ATÉ ONDE NÃO TEM, QUERIA VER PROFESSORA AQUI NO MEU LUGAR QUE EU IA RIR DE ME ACABAR, SO VENDO A PROFESSORA AQUI NO MEU LUGAR FAZENDO A PROVA SEM COLAR, MINHA COLEGA DISCUTIU COM O PROFESSOR E GANHOU UMA SUSPENSÃO DO DIRETOR.

Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...