ENSINO SEMAP MILILAR
ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL JUNTAMENTE COM ALUNOS DO
1º, 2º e 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PARTICIPARAM NESTA QUINTA-FEIRA DIA 30 DE AGOSTO DE 2012 DE UMA PALESTRA COM EQUIPE DA ESCOLA MILITAR SEMAP COM O PALESTRANTE FABIO DA IMPORTÂNCIA E VALOR DE DOS MESMOS INGRESSAREM NA CARREIRA MILITAR. ( MARINHA, EXÉRCITO OU AERONÁUTICA).
LOCAL DO PALESTRA:
PÁTIO DO CÓLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PRÓXIMO ENCONTRO PARA APRESENTAÇÃO
DIA 09 DE OUTUBRO DE 2012 NO GINÁSIO DE ESPORTE. DOIS IRMÃOS TOCANTINS
OS ALUNOS INTERESSADOS PROCURAR O PROFESSOR HIBRAHIM PARA ADQUIRIR
O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.
O que é SEMAP? Divulgar, preparar para o sucesso e orientar jovens para as grandes
oportunidades oferecidas pelos concursos das escolas militares, este é o papel principal do Sistema do Ensino Livre às Três Armas. Como participar das 4 etapas? O processo de preparação é dividido em etapas fundamentais • Etapa 01 – O jovem receberá apostilas completas, com exercícios comentados das provas anteriores, dentro do programa oficial das escolas militares. • Etapa 02 – Durante o período de preparação, orientamos os alunos sobre inscrição dos exames e receberão em casa o edital através de um CD. • Etapa 03 – A orientação para o exame de aptidão física será ministrado por um orientador que irá até a sua cidade, ou proximidades para orientar no trabalho. • Etapa 04 – O aluno que participar do preparatório com a SEMAP e for aprovado nos 4 exames exigidos pelas escolas militares, que constituem-se em exame intelectual, médico, físico e psicológico. E tendo sua confirmação de aprovação, ele terá sua passagem de translado (rodoviário) da sua cidade para a escola que ele foi aprovado. Isso é um compromisso da SEMAP. Mentalidade de trabalho: Seriedade e compromisso preparando o aluno para o sucesso. O preparatório dos alunos é o meio que pode levar o jovem a conquistar a aprovação nos concursos das escolas da Marinha, Exército e Aeronáutica. Nosso objetivo é ser um forte instrumento de auxílio, que somado ao empenho e dedicação do aluno resulta em aprovação. O valor cobrado custeia as despesas operacionais e de divulgação, além da confecção do material didático personalizado. O aluno receberá a gratuidade após aprovação no concurso. Em caso de reprovação no concurso (exames), poderá repeti-los quantas vezes for necessário, não havendo gastos adicionais com o SEMAP. Para isso é necessário que o aluno comunique a escola. A taxa de inscrição no concurso não está incluída no preço do preparatório. Não enviaremos material a terceiros. O único destinatário possível é o aluno. O material será entregue pessoalmente. No momento da orientação física. |
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
ALUNOS PARTICIPAM DE PALESTA COM EQUIPE DO EXERCITO BRASILEIRO
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Sancionada lei que cria cotas para rede pública nas universidades
Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na tarde desta quarta-feira, 29 de Agosto de 2012, a lei que institui a reserva de 50% das vagas ofertadas em instituições federais de educação superior para estudantes provenientes de escolas públicas. A lei já valerá para os próximos vestibulares das instituições e também na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A regulamentação, com o cronograma para a adequação das universidades à lei, está prevista para setembro.
A implantação das cotas ocorrerá de forma progressiva ao longo dos próximos quatro anos, até chegar à metade da oferta total do ensino público superior federal. Em 2013 terão de ser reservadas, pelo menos, 12,5% do número de vagas ofertadas atualmente – o que equivale a 25% do total que será reservado para ingresso por meio de cotas. A presidenta vetou o artigo 2º do projeto aprovado pelo Congresso Nacional, que instituía a média das notas dos alunos como um dos critérios para ingresso.
De acordo com a lei, cada instituição deverá preencher as cotas com autodeclarados pretos, pardos e indígenas na mesma proporção em que esses segmentos são encontrados na unidade da Federação em que se localiza a instituição, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Metade do total de cotas, o que corresponde a 25% das vagas da instituição, deve ser preenchida com estudantes vindos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
Enem – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou em coletiva concedida no Palácio do Planalto que o ministério realizou um estudo com base no desempenho dos estudantes concluintes das redes pública e privada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo foi verificar as condições dos possíveis ingressantes provenientes da rede pública nas universidades, em relação aos das escolas privadas.
“Quando selecionamos dentro da rede pública os 150 mil melhores alunos, que correspondem ao total das cotas que teremos que implantar nos próximos quatro anos, a média é superior à do setor privado e a nota máxima é parecida”, afirmou Mercadante.
Pelos dados apresentados, os 150 mil concluintes da rede pública com melhor desempenho no Enem de 2011 tiveram uma média geral de 582,2 pontos. O total de 891.070 estudantes de escolas públicas alcançou uma média geral de 474,2 pontos. A média total dos 1.137.813 estudantes concluintes que fizeram a prova foi de 494,8 pontos. Quando se consideram apenas os 246.743 alunos da rede privada, a média sobe para 569,2 pontos.
Regulamentação – Mercadante informou que a pasta promoverá reuniões com os reitores das instituições públicas de ensino superior para definir a regulamentação e discutir outras ações. “O diferencial é que antes as universidades federais tinham liberdade para definir vagas para políticas afirmativas. Hoje existe uma lei que será uma regra. O que discutiremos será o processo para implantar as cotas”, afirmou.
Para o ministro, a sanção da lei representará um estímulo para os estudantes do ensino médio público. “Para os estudantes da rede pública, em especial o nível médio, esta lei vai representar uma grande motivação porque eles terão, até o final de quatro anos, de forma progressiva, metade das vagas nas universidades federais”, disse.
Assessoria de Comunicação Social
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
ESPORTE CASTELO BRANCO
JOVENS ATUANTE NO ESPORTE
Os Jets - Jogos estudantis do Tocantins REALIZADOO, na Diretoria Regional de Miracema e logo no primeiro
dia de competição mostraram que a diversidade cultural é o que manda na
disputa. Os estudantes indígenas levaram mais de 50% dos primeiros
lugares nas modalidades individuais, tendo como destaque o atletismo.
Rivaldo Srápte Xerente, da Escola Estadual Suzawne, de 14 anos, foi um dos estudantes medalhistas. Quando perguntado sobre a importância da participação nos jogos o menino não titubeou e disse que a competição é uma grande oportunidade para conhecer outros alunos e mostrar sua cultura. “O mais importante é a disputa saudável, aqui na pista de corrida somos adversários, mas fora todos são amigos”, destaca.
Quem confirma a fala do atleta é o outro estudante, desta vez da Escola Estadual Castelo Branco, do município de Dois Irmãos, Tiago Moreira. “Levar medalhas é muito bom, afinal todos treinam com este objetivo, mas os Jets também têm esse papel de unir atletas de todo o Tocantins”, conta.
Os Jets estão sendo disputados entre 12 Unidades Escolares de onde saíram 32 equipes dos municípios de Miranorte, Rio dos Bois, Dois Irmãos, Tocantínia além das escolas da sede de Miracema. Na DRE a competição conta com a participação de 340 alunos-atletas, e seguem até o próximo sábado, 19.
Durante a manhã aconteceram também as disputas de xadrez, tênis de mesa e voleibol de praia. À tarde é a vez das modalidades coletivas, a primeira delas é o futsal, já nesta quinta-feira, 16, entram em quadra os estudantes do handebol e voleibol.
Rivaldo Srápte Xerente, da Escola Estadual Suzawne, de 14 anos, foi um dos estudantes medalhistas. Quando perguntado sobre a importância da participação nos jogos o menino não titubeou e disse que a competição é uma grande oportunidade para conhecer outros alunos e mostrar sua cultura. “O mais importante é a disputa saudável, aqui na pista de corrida somos adversários, mas fora todos são amigos”, destaca.
Quem confirma a fala do atleta é o outro estudante, desta vez da Escola Estadual Castelo Branco, do município de Dois Irmãos, Tiago Moreira. “Levar medalhas é muito bom, afinal todos treinam com este objetivo, mas os Jets também têm esse papel de unir atletas de todo o Tocantins”, conta.
Os Jets estão sendo disputados entre 12 Unidades Escolares de onde saíram 32 equipes dos municípios de Miranorte, Rio dos Bois, Dois Irmãos, Tocantínia além das escolas da sede de Miracema. Na DRE a competição conta com a participação de 340 alunos-atletas, e seguem até o próximo sábado, 19.
Durante a manhã aconteceram também as disputas de xadrez, tênis de mesa e voleibol de praia. À tarde é a vez das modalidades coletivas, a primeira delas é o futsal, já nesta quinta-feira, 16, entram em quadra os estudantes do handebol e voleibol.
ALUNOS PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA AULA
COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PROFESSOR: HIBRAHIM S. LIMA
TURMAS; 72.01: 82.01; 82.03; 92.01; 92.02 ; 92.03 e 23.01
APRESENTAÇÃO DE MATEMÁTICA - 2 BIMESTRE 2012
8º ANO -CRIAÇÃO DE VÍDEO GRUPO DE ALUNOS
POLÍGONOS
NOMECLATURA DE POLÍGONOS
PROFESSOR: HIBRAHIM S. LIMA
TURMAS; 72.01: 82.01; 82.03; 92.01; 92.02 ; 92.03 e 23.01
APRESENTAÇÃO DE MATEMÁTICA - 2 BIMESTRE 2012
8º ANO -CRIAÇÃO DE VÍDEO GRUPO DE ALUNOS
NOMECLATURA DE POLÍGONOS
ALUNOS : TURMA 92.01 APRESENTAÇÃO VÍDEO RAZÃO E PROPORÇÃO
ALUNA HELLEN E EDSON GABRIEL
ALUNOS 3 ANO B - ENSINO MÉDIO 2 BIMESTRE 2011
LUZIMAR RODRIGUES DE ARAUJO E MAGNO BARBOSA MONTEIRO
LUZIMAR RODRIGUES DE ARAUJO E MAGNO BARBOSA MONTEIRO
terça-feira, 28 de agosto de 2012
SEMANA DA PÁTRIA
COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
Projeto: Semana da Pátria
Título: Independência - Conquista de
Cidadania que se Faz a cada Momento
Período: 03 a 07 de setembro
Justificativa:
É preciso
trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os
problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e
dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes
realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior
compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Objetivos:
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos
artísticos, murais, os alunos deverão ser capazes de:
- Despertar
o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
- Despertar,
através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio
escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
- Incentivar
o amor à Pátria;
- Cantar
e interpretar o Hino Nacional;
- Conhecer
e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa
do Brasil.
- Conhecer
as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
- Conhecer
a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania
e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
03/09- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira
Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
Paródias
- Pátria;
Trabalhar o Hino Nacional -
Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
Confecção de murais; a escola será
ornamentada com trabalhos dos alunos;
Sala de
Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto,
acróstico, poesia.
Trabalhar
o mapa do Brasil - estados, capitais e suas respectivas siglas;
Sala de
Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população,
área, hidrografia, relevo, vegetação e clima;
Símbolos
da Pátria;
Sala de
Aula - Confecção de mapa;
Cidadania
- a importância de votar ;
Sala de
Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
- Brasil
sempre Brasil;
- A
pátria se constrói;
- Brasil,
terra que eu amo;
- Independência
não se faz num dia, mas a cada momento;
- Por que
gosto do Brasil;
- Brasil
mostre a sua cara.
Outras atividades:
- Concurso
do Hino Nacional - Paródia;
- Coro
falado;
- Slogan;
- Poesias;
-Danças;
-Interpretação e apresentação de músicas sobre
o Brasil;
-Interpretação de textos;
- Confecção de faixas;
-Palavras cruzadas;
-Caça-palavras;
-Charge;
-Seminário;
-Debates.
Sugestões para debates:
O que é
ser patriota hoje no Brasil?;
Cidadania - como colocá-la em prática?;
Como
viveu a maioria dos brasileiros?;
A falta
de patriotismo dos políticos brasileiros;
A
importância do voto.
Obs. Os professores escolherão dentre as sugestões
dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da
semana, será apresentado no pátio da escola: poesias, versos, músicas, danças etc..
Recursos Humanos:
- Todos
os professores;
- Servidores em geral;
- Todas as turmas do 6º a 3ª série do Ensino
Médio dos turnos matutino, vespertino e noturno.
Avaliação:
Ao
desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de
cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no
desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o
empenho e o relacionamento com os colegas.
Ao propormos
o projeto, observamos o impolgamento dos servidores da escola (alunos) para ajudarem a executá-lo.
terça-feira, 7 de agosto de 2012
VIDA DE ESTUDANTE - SEMANA DO ESTUDANTE
PARODIA - MUSICA VIDA DE EMPREGUETE
VIDA DE ESTUDANTE
TODO DIA ACORDO CEDO MORO LONGE DA ESCOLA, QUANDO CHEGO DA ESCOLA QUERO PC SEMPRE CHEIAS DE TAREFA LEIO TUDO FAÇO CERTO MAS MINHA PROFESSORA VER DEFEITO ATÉ ONDE NÃO TEM, QUERIA VER PROFESSORA AQUI NO MEU LUGAR QUE EU IA RIR DE ME ACABAR, SO VENDO A PROFESSORA AQUI NO MEU LUGAR FAZENDO A PROVA SEM COLAR, MINHA COLEGA DISCUTIU COM O PROFESSOR E GANHOU UMA SUSPENSÃO DO DIRETOR.
VIDA DE ESTUDANTE
TODO DIA ACORDO CEDO MORO LONGE DA ESCOLA, QUANDO CHEGO DA ESCOLA QUERO PC SEMPRE CHEIAS DE TAREFA LEIO TUDO FAÇO CERTO MAS MINHA PROFESSORA VER DEFEITO ATÉ ONDE NÃO TEM, QUERIA VER PROFESSORA AQUI NO MEU LUGAR QUE EU IA RIR DE ME ACABAR, SO VENDO A PROFESSORA AQUI NO MEU LUGAR FAZENDO A PROVA SEM COLAR, MINHA COLEGA DISCUTIU COM O PROFESSOR E GANHOU UMA SUSPENSÃO DO DIRETOR.
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