terça-feira, 11 de setembro de 2012

VÉSPERA DA INDEPENDÊNCIA


INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


Independência do Brasil
Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!
Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.
D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.

D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei. 


PRONUNCIAMENTO PRESIDENTA DO BRASIL

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO COMEMORA O DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.




VEM AI 2º FASE 8ª OLIMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PUBLICAS

PARABÉNS  AOS ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A 2º FASE DA 8ª OBMEP!

A PROVA SERÁ REALIZADA NO DIA 15/09/2012, SÁBADO, ÀS 14:30 H HORÁRIO  LOCAL ( ÀS 14:30H HORÁRIO DE BRASÍLIA), NO SEGUINTE ENDEREÇO:

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
AVENIDA ARAGUAIA 173 - PRAÇA CENTRAL
CENTRO - DOIS IRMÃOS DO TOCANTINS-TO
SALA-01

OBSERVAÇÃO

COMPAREÇA AO LOCAL DE PROVAS COM, PELO MENOS, 30 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA.


ATENÇÃO: LEVE O CARTÃO INFORMATIVO E UM DOCUMENTO ORIGINAL QUE O IDENTIFIQUE ( CARTEIRA DE IDENTIDADE, CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CARTEIRA ESCOLAR). LEMBRE-SE TAMBÉM DE LEVAR LÁPIS, CANETA E BORRACHA.


ATENÇÃO ALUNO (A);

Participando da 2ª Fase, você concorrerá aos seguintes prêmios:

  • Medalha de outo (500), prata (900) e bronze (3.100).
  • Bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq (4.500).
  • Certificado de Menção Honrosa ( até 46.200)
Participe ! 
Sua escola também concorrem a prêmios.

Visite o site da OBMEP para maiores informações

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FESTIVAL MINUTO NA ESCOLA


Estão abertas as inscrições de vídeos para os concursos Minuto Escola 2012. Este ano o Festival do Minuto recebe vídeos de dois estados: São Paulo e Tocantins.

Para participar, basta ser aluno da rede pública estadual de um dos dois Estados. Os alunos do Ensino Fundamental devem inscrever seus vídeos pelo site Minuteen. Os alunos do Ensino Médio, EJA e Professores devem inscrever seus vídeos através do site www.festivaldominuto.com.br

Ao final do ano haverá um evento de premiação e os melhores vídeos ganharão laptops!

Além do Minuto Escola, crianças e adolescentes de até 14 anos e de todo o Brasil também podem inscrever seus vídeos nos concursos Rios, Ciência e Tema Livre!

Se você não sabe por onde começar, acesse o site Escola do Minuto
 (www.escoladominuto.com.br) 
e assista as aulas e dicas de como fazer o seu vídeo!

Junte seus amigos, faça um vídeo de até 1 minuto e concorra a prêmios!

ALUNOS PARTICIPAM DE PALESTA COM EQUIPE DO EXERCITO BRASILEIRO



                                                          ENSINO SEMAP MILILAR

ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL JUNTAMENTE COM ALUNOS DO
 1º, 2º e 3º ANO DO ENSINO MÉDIO  PARTICIPARAM NESTA QUINTA-FEIRA DIA 30 
DE AGOSTO DE 2012 DE UMA PALESTRA COM EQUIPE DA ESCOLA  MILITAR  
SEMAP COM O PALESTRANTE FABIO DA IMPORTÂNCIA E VALOR DE DOS 
MESMOS INGRESSAREM NA CARREIRA MILITAR.  ( MARINHA, EXÉRCITO OU AERONÁUTICA).

LOCAL DO PALESTRA:
 PÁTIO DO CÓLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PRÓXIMO ENCONTRO PARA APRESENTAÇÃO
 DIA 09 DE OUTUBRO DE 2012 NO GINÁSIO DE ESPORTE. DOIS IRMÃOS TOCANTINS

OS ALUNOS INTERESSADOS PROCURAR O PROFESSOR HIBRAHIM  PARA ADQUIRIR
 O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

O que é SEMAP? Divulgar, preparar para o sucesso e orientar jovens para as grandes 
oportunidades oferecidas pelos concursos das escolas militares, este é o papel principal 
do Sistema do Ensino Livre às Três Armas.

Como participar das 4 etapas? O processo de preparação é dividido em etapas fundamen
tais
• Etapa 01 – O jovem receberá apostilas completas, com exercícios comentados das provas 
anteriores, dentro do programa oficial das escolas militares.
• Etapa 02 – Durante o período de preparação, orientamos os alunos sobre inscrição dos 

exames e receberão em casa o edital através de um CD.
• Etapa 03 – A orientação para o exame de aptidão física será ministrado por um orientador 

que irá até a sua cidade, ou proximidades para orientar no trabalho.
• Etapa 04 – O aluno que participar do preparatório com a SEMAP e for aprovado nos 4

 exames exigidos pelas escolas militares, que constituem-se em exame intelectual, médico, físico 
e psicológico. E tendo sua confirmação de aprovação, ele terá sua passagem de translado
 (rodoviário) da sua cidade para a escola que ele foi aprovado. Isso é um compromisso da SEMAP.

Mentalidade de trabalho: Seriedade e compromisso preparando o aluno para o sucesso. 

O preparatório dos alunos é o meio que pode levar o jovem a conquistar a aprovação nos 
concursos das escolas da Marinha, Exército e Aeronáutica. Nosso objetivo é ser um forte 
instrumento de auxílio, que somado ao empenho e dedicação do aluno resulta em aprovação.

O valor cobrado custeia as despesas operacionais e de divulgação, além da confecção do material

 didático personalizado. O aluno receberá a gratuidade após aprovação no concurso. Em caso de 
reprovação no concurso (exames), poderá repeti-los quantas vezes for necessário, não havendo 
gastos adicionais com o SEMAP. Para isso é necessário que o aluno comunique a escola.

A taxa de inscrição no concurso não está incluída no preço do preparatório. Não enviaremos

 material a terceiros. O único destinatário possível é o aluno. O material será entregue
 pessoalmente. No momento da orientação física.

EDUCAÇÃO SUPERIOR


Sancionada lei que cria cotas para rede pública nas universidades


Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na tarde desta quarta-feira, 29  de Agosto de 2012, a lei que institui a reserva de 50% das vagas ofertadas em instituições federais de educação superior para estudantes provenientes de escolas públicas. A lei já valerá para os próximos vestibulares das instituições e também na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A regulamentação, com o cronograma para a adequação das universidades à lei, está prevista para setembro.


A implantação das cotas ocorrerá de forma progressiva ao longo dos próximos quatro anos, até chegar à metade da oferta total do ensino público superior federal. Em 2013 terão de ser reservadas, pelo menos, 12,5% do número de vagas ofertadas atualmente – o que equivale a 25% do total que será reservado para ingresso por meio de cotas. A presidenta vetou o artigo 2º do projeto aprovado pelo Congresso Nacional, que instituía a média das notas dos alunos como um dos critérios para ingresso.

De acordo com a lei, cada instituição deverá preencher as cotas com autodeclarados pretos, pardos e indígenas na mesma proporção em que esses segmentos são encontrados na unidade da Federação em que se localiza a instituição, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Metade do total de cotas, o que corresponde a 25% das vagas da instituição, deve ser preenchida com estudantes vindos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Enem – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou em coletiva concedida no Palácio do Planalto que o ministério realizou um estudo com base no desempenho dos estudantes concluintes das redes pública e privada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo foi verificar as condições dos possíveis ingressantes provenientes da rede pública nas universidades, em relação aos das escolas privadas.

“Quando selecionamos dentro da rede pública os 150 mil melhores alunos, que correspondem ao total das cotas que teremos que implantar nos próximos quatro anos, a média é superior à do setor privado e a nota máxima é parecida”, afirmou Mercadante.

Pelos dados apresentados, os 150 mil concluintes da rede pública com melhor desempenho no Enem de 2011 tiveram uma média geral de 582,2 pontos. O total de 891.070 estudantes de escolas públicas alcançou uma média geral de 474,2 pontos. A média total dos 1.137.813 estudantes concluintes que fizeram a prova foi de 494,8 pontos. Quando se consideram apenas os 246.743 alunos da rede privada, a média sobe para 569,2 pontos.

Regulamentação – Mercadante informou que a pasta promoverá reuniões com os reitores das instituições públicas de ensino superior para definir a regulamentação e discutir outras ações. “O diferencial é que antes as universidades federais tinham liberdade para definir vagas para políticas afirmativas. Hoje existe uma lei que será uma regra. O que discutiremos será o processo para implantar as cotas”, afirmou.

Para o ministro, a sanção da lei representará um estímulo para os estudantes do ensino médio público. “Para os estudantes da rede pública, em especial o nível médio, esta lei vai representar uma grande motivação porque eles terão, até o final de quatro anos, de forma progressiva, metade das vagas nas universidades federais”, disse. 

Assessoria de Comunicação Social

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ESPORTE CASTELO BRANCO



JOVENS ATUANTE NO ESPORTE

Os Jets - Jogos estudantis do Tocantins REALIZADOO, na Diretoria Regional de Miracema e logo no primeiro dia de competição mostraram que a diversidade cultural é o que manda na disputa. Os estudantes indígenas levaram mais de 50% dos primeiros lugares nas modalidades individuais, tendo como destaque o atletismo.
Rivaldo Srápte Xerente, da Escola Estadual Suzawne, de 14 anos, foi um dos estudantes medalhistas. Quando perguntado sobre a importância da participação nos jogos o menino não titubeou e disse que a competição é uma grande oportunidade para conhecer outros alunos e mostrar sua cultura. “O mais importante é a disputa saudável, aqui na pista de corrida somos adversários, mas fora todos são amigos”, destaca.
Quem confirma a fala do atleta é o outro estudante, desta vez da Escola Estadual Castelo Branco, do município de Dois Irmãos, Tiago Moreira. “Levar medalhas é muito bom, afinal todos treinam com este objetivo, mas os Jets também têm esse papel de unir atletas de todo o Tocantins”, conta.
Os Jets estão sendo disputados entre 12 Unidades Escolares de onde saíram 32 equipes dos municípios de Miranorte, Rio dos Bois, Dois Irmãos, Tocantínia além das escolas da sede de Miracema. Na DRE a competição conta com a participação de 340 alunos-atletas, e seguem até o próximo sábado, 19.
Durante a manhã aconteceram também as disputas de xadrez, tênis de mesa e voleibol de praia. À tarde é a vez das modalidades coletivas, a primeira delas é o futsal, já nesta quinta-feira, 16, entram em quadra os estudantes do handebol e voleibol.

ALUNOS PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA AULA

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO

PROFESSOR: HIBRAHIM S. LIMA

TURMAS; 72.01: 82.01; 82.03; 92.01; 92.02 ; 92.03 e 23.01


APRESENTAÇÃO DE  MATEMÁTICA  - 2 BIMESTRE 2012



8º ANO -CRIAÇÃO DE VÍDEO GRUPO DE ALUNOS
POLÍGONOS



NOMECLATURA DE POLÍGONOS

ALUNOS : TURMA 92.01 APRESENTAÇÃO VÍDEO RAZÃO E PROPORÇÃO
ALUNA HELLEN E EDSON GABRIEL

ALUNOS 3 ANO B - ENSINO MÉDIO 2 BIMESTRE 2011


LUZIMAR RODRIGUES DE ARAUJO E MAGNO BARBOSA MONTEIRO

Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...