terça-feira, 31 de julho de 2012

DIA DO ESTUDANTE


Como nasceu o dia do Estudante
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

O que é ser "Estudante"?
Será estudante apenas aquele que estuda e porventura tem avidez de conhecimento, de sabedoria?
Querer saber não é atributo da criança e do jovem, como do adulto que jovem continua a ser?
Deste pensar, será estudante quem mantiver o desejo de saber e com o saber o espírito de juventude!
E ser jovem, o que é?
Não é ser idealista e também acreditar em efêmeras ilusões?
E nessas efêmeras ilusões (ficções ou miragens), não estão os "seus amores", porventura de breve duração, "como as rosas de um dia", "perfume de sonho que se sonhou"?
Assim pensando, em dada canção dedicada aos estudantes, que o mesmo é dizer, aos jovens que o sejam, está dito:
"Quero ficar sempre estudante para eternizar a ilusão de um instante..."

A pretender-se guardar no sacrário do nosso ser, esses ideais e sonhos de amor, perdurados pelo tempo fora com espírito jovem - porque o espírito não tendo corpo não envelhece!

Autor: Prof. Dr. Aureliano da Fonseca

Código de ética do estudante
I - Faze da tua crença em Deus e nos destinos sobrenaturais do Homem a luz que te guiará no meio da confusão dos desorientados e da corrupção dos costumes.
II - Toma o Brasil que herdaste dos teus maiores e transmite-o engrandecido e mais belo à geração que te suceder.
III - Imita os heróis da tua Pátria, cultua as tradições da tua gente, confia nas imensas possibilidades do teu povo, fala-lhe transmitindo-lhe o fogo do teu ideal; e, falando ou escrevendo, estudando, ou agindo, crê no futuro do Brasil.
IV - Sustenta o principio da Família e honra a teus pais. A Família, primeiro grupo natural, é o próprio fundamento da Pátria e o bom filho será forçosamente bom patriota e saberá um dia constituir o seu lar com dignidade cristã e sentimento de responsabilidarle histórica.
V - Sê honesto em tudo o que pensares, disseres ou fizeres. Reflete antes de dares a tua palavra e, se a empenhares, cumpre-a, ainda que isso te custe o maior sacrifício. Evita, pois, prometer o impossível e considera desonroso prometer e não cumprir.
VI - És estudante e deves estudar; és moço e podes divertir-te; lembra-te, entretanto, de que és também brasileiro e deves uma parte do teu tempo aos interesses da tua Pátria.
VII - Honra o diploma que um dia conquistares, mas não o coloques acima do teu saber.
VIII - Não permitas que o profissional elimine o Homem que vive em ti.
IX - Nos exames e concursos, nas empresas que empreenderes e nas funções que desempenhares, se não puderes ser o primeiro, procura aos menos ser um dos primeiros.
X - Jamais coloques as conveniências da tua carreira política, profissional ou social acima da tua trajetória moral e espiritual, em que o vulgo talvez não te perceba, mas em que te elevarás aos olhos de Deus, engrandecendo-te ainda perante a Posterioridade.
XI - Lembra-te sempre de que a verdadeira grandeza está na virtude e não no êxito dos negócios ou da carreira, porque os bens do mundo são inconstantes e podes perdê-los, ao passo que os bens acumulados em ti mesmo à custa de aperfeiçoar-te no saber e na dignidade, nenhuma força conseguirá destruí-los.
XII - Nunca julgues o valor dos homens pelo poder ou pelas honrarias que desfrutam; julga-o, antes, pelo teor do caráter, que se revela na coerência das atitudes, na humilde simplicidade ao colher o lucro da vitória e na calma viril ao sofrer o peso da derrota.
XIII - A altitude de uma montanha só se avalia do alto de outra montanha; eleva-te portanto, moralmente, e so assim poderás ter noção exata da grandeza ou da mesquinhez dos homens do teu tempo.
XIV - Não te impressiones com a riqueza dos ricos e o brilho dos que esplendem em altos postos; impressiona-te, sim, com a sabedoria dos sábios, o heroísmo dos heróis e a santidade dos santos.
XV - Combate todas as normas ditas do direito, originadas pela imposição da força; cultua a verdadeira justiça, que se funda na razão e se inspira nos valores espirituais. Contribuirás, assim, pelo predominio do moral sobre o material, para que reine a verdadeira paz entre as pessoas e as nacionalidades.
XVI - Prefere a minoria esclarecida à maioria inconsciente e cega pelas paixões e interesses transitórios.
XVII - Habitua-te a consultar o mais íntimo da tua consciência , a fim de que te não iludas por alguma voz que te engana falando em lugar dela, nas horas em que te deixas levar pelas paixões ou pelo desejo de desempenhar um bonito papel cortejando a fácil popularidade.
XVIII - Não sejas como os ignaros, que se guiam pelos títulos de jornais escandalosos e dão crédito, sem nenhum exame, ao que está em letra de forma.
XIX - Ensina o povo a raciocinar; é esse o meio de o libertar dos tiranos, dos aventureiros, e mistificadores.
XX - Evita a demagogia balofa, o palavreado sonoro e vazio, a literatura banal, os tropos oratórios sem conteúdo; fala quando tiveres o que dizer e dize-o com sinceridade, porque a força do discurso está na convicção do orador.
XXI - Arranca a juventude da disponibilidade, da inércia, da indiferença que a aviltam faze-te apostolo, dissemina entusiasmo, mobiliza os da tua idade para a obra fascinante da construção nacional.
XXII - Estuda os problemas nacionais, tendo em vista que nâo , existem problemas isolados, pois todos se conjugam e devem ser resolvidos em largo plano de realizações.
XXIII - Entre um lugar no governo e um lugar honroso na História, prefere este, do qual ninguém poderá remover-te nem demitir-te, nem aposentar-te.
XXIV - Sê um homem de pensamento, mas um homem de ação. 0 pensamento para transformar-se em ação precisa, primeiro, transformar-se em sentimento. Idéia que não é sentida é idéia morta. A ação é forma objetiva de idéias vivas, oriundas de realidades e criadoras de novas realidades. Cultiva o ideal, mas sê realista.
XXV - Procura conhecer a fundo a profissão que abraçares; faze dela um instrumento da tua cooperação na obra da felicidade humana e da prosperidade da Pátria.
XXVI - Não abdiques nunca a tua personalidade, para vestir a libré de áulico ou beijar as mãos que distribuem empregos ou bons negócios em troca da alma dos beneficiados.
XXVII - Combate o burguês que está dentro de ti. A burguesia não é uma classe, é um estado de espírito. É o conformismo, o comodismo, o interesse vulgar, o prazer mesquinho, a incapacidade de ideal, a demissão dos deveres, a submissão ao cotidiano, o fatalismo inerme, a indiferença criminosa, o abandono a rotina, o egoísmo cego a ostentação ridícula, a descrença e a incapacidade de ação. Liberta-te desse mal do século; será o primeiro passo para a libertação de tua Pátria e da própria Humanidade, hoje oprimida pelos seus próprios vícios.
XXVIII - Não te consumas em elocubrações estéreis e dúvidas doentias alimentadas por ti mesmo. Entre os negativos e os dubitativos, sê afirmativo.
XXIX - Primeiro, convence-te; depois, convencerás aos outros.
XXX - Não te faças escravo do último livro que leres.
XXXI - Sê brasileiro; não é difícil; basta que sejas o que és e não o que os estrangeiros e os esnobes, os internacionais e os cosmopolitas querem que sejas.
XXXII - Pergunta diariamente à tua consciência: que fiz hoje para enriquecer a minha inteligência, para aprimorar as minhas virtudes, para beneficiar os meus semelhantes, para servir a minha Pátria e para agradar a Deus?
XXXIII - Estuda a História do Brasil, não como um espectador , mas sim como um participante dos acontecimentos por ela revelados; no momento em que a estudas, constituem uma continuidade da narrativa heróica: és a derradeira palavra do Passado e a primeira palavra do
XXXIV - Aprimora-te na arte de bem falar e bem escrever a tua língua; um povo que perde a tradição da palavra, acaba perdendo todas as tradições, porque o idioma vernáculo é o veículo da História e o instrumento intelectual da sustentação da personalidade de uma Pátria.
XXXV - Festeja com alegria a ressurreição de um jovem que estava morto e apodrecia no sepulcro da indiferença, do desânimo, da dúvida, ou da insensibilidade, porque nesse momento o Brasil tornou-se mais forte.
XXXVI - Procura, primeiro, compreender, para depois te fazeres compreendido; se assim não procederes, em vez de atrair, irritas e longe de conquistar um amigo, arranjarás um inimigo.
XXXVII - Sê cavalheiro na palavra que dizes e no tom em que a proferes; isso não impede de sustentares as tuas convicções e terás mais facilidades em transmiti-las.
XXXVIII - Não afirmes em detrimento de outrem senão aquilo que tiveres como certo e, assim mesmo, quando isso for necessário para evitar maior mal. Combate a desgraça nacional da calúnia, da injúria e da maledicência, evitando conversas ociosas a respeito de pessoas. Eleva o nível das tuas conversações e imprime aos teus debates uma impecável linha de elegância.
XXXIX - Confessa o teu erro se te surpreendes errado; não sofismes por vaidade ou mal compreendido amor próprio, a fim de não passares por desonesto ou pouco inteligente.
XL - Se és incapaz de sonhar, nasceste velho; se o teu sonho te impede de agir segundo as realidades, nasceste inútil; se, porém, sabes transformar sonhos em realidades e tocar as realidades que encontras com a luz do teu sonho, então serás grande na tua Pátria e a tua Pátria será grande em ti.

Alguns site  para o Estudante
  • A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa é um projeto que visa oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de materiais de qualidade em língua portuguesa na Internet.
    http://www.bibvirt.futuro.usp.br

     
  • Teste vocacional grátis preparado oferecido pelo site Guia do Estudante. Descubra o que você quer ser da vida e conheça seu potencial no mercado de trabalho. Faça agora o teste vocacional online.
    (Link Grátis para Testes e Quizz)
    http://guiadoestudante.abril.com.br/aberto/tvo/index.shtml

     
  • Site para vestibulandos que oferece informações sobre cursinhos, faculdades, gabarito de provas, listas, dicas sobre redação, carreiras, resumos, testes e enem. (Português)
    http://www1.uol.com.br/vestibuol/ 

     
  • Site sobre vestibular com calendários de provas e inscrições, lista de aprovados, gabaritos, lista de livros obrigatórios, testes e simulados. (Português)
    http://educaterra.terra.com.br/vestibular/ 

     
  • Agora você vai poder fazer um curso de Inglês Gratuito, on line, com dicionários, tradutores, músicas traduzidas, jogo, exercícios on line, simulados e prova. (Português)
    http://www.inglescurso.net/ 

     
  • Site do MEC (Ministério da educação) com informações sobre seus projetos, notícias sobre educação, faculdades, inclusão educacional, ensino médico e fundamental, censo educacional e enem. (Português)
    http://portal.mec.gov.br/ 

     
  • Site oficial da prova do Enem. Veja os resultados do Enem, gabarito do Enem, provas do Enem, lista de aprovados, resultados e estatísticas (Português)
    http://www.inep.gov.br/enem 

     
  • Site de vestibulandos do com mais de 300 resumos de livros, revisões para estudo, exercícios resolvidos, simulados por assunto e dicas para redação. (Português)
    http://www.webvestibular.com.br/

    FONTE DE PESQUISA


quinta-feira, 14 de junho de 2012

8 ANO 2 BIMESTRE - MATEMÁTICA

 POLIGONOS
 




APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS REFERENTES A ESTUDO DE POLIGONOS
COLEGIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO  SOBRE A ORIENTAÇÃO DO PROF: HIBRAHIM

quarta-feira, 13 de junho de 2012

OBMEP 2012 NIVEL 1, 2 e 3



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CLASSIFICADOS PARA 2 FASE - COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO

APLICAÇÃO DAS PROVAS DIA 05-06-2012
DOIS IRMÃOS DO TOCANTINS
PROFESSOR RESPONSAVEL: HIBRAHIM 

NIVEL 01   

01  THAYNAN DE MATOS DA SILVEIRA           6 ANO - MANHÃ
02  ELIÉSIO SOLEDADE SOUSA                         6 ANO - TARDE
03  VANDO DE SOUZA SILVA JUNIOR              6 ANO - TARDE
04  HILCYARA MOURA DA SILVA                     7 ANO - MANHÃ
05  GABRIEL FERREIRA SOBRINHO                  6 ANO - MANHÃ
06  SUZANA MARTINS BARBOSA                     7 ANO - MANHA
07  ERIKA  LAILA DE OLIVEIRA LOPES           7 ANO - MANHÃ
08 RENNER DOUGLAS DE ALMEIDA SOUZA 7 ANO - MANHÃ
09 LETÍCIA NEVES XAVIER                                7 ANO - TARDE
10 HELLANE ALVES VENÂNCIA                       7 ANO - MANHÃ
11 MILLENA FERREIRA DA SILVA                    7 ANO - TARDE
12 VINICIUS BARBOSA MARTINS                    7 ANO - MANHÃ
13 ANA PAULA SOUZA SILVA                           7 ANO - MANHÃ
14 ISAQUE DE SOUSA SILVA                             6 ANO - MANHÃ

NIVEL  02

01  ANNA BEATRIZ F. DA LUZ                   9 ANO - MANHÃ
02  GEOVANA FREITAS DOS SANTOS     9 ANO - TARDE
03  LUANA DOS SANTOS FONSECA       9 ANO - TARDE
04  SAMARA PARENTE BELEM                 9 ANO - MANHÃ
05  KAIK SILVA DOS SANTOS                  9 ANO - TARDE
06  CORACY DIAS DOS SANTOS             8 ANO - TARDE
07  WESLAINY CARVALHO MOREIRA    8 ANO - MANHÃ
08 VALÉRIA ARAÚJO FEITOSA                9 ANO - TARDE
09  IDELMA DE SOUZA AGUIAR              9 ANO - TARDE
10  RAFAEL DO CARMO CANTO             8 ANO - TARDE
11  JOVANE DA SILVA COSTA                  8 ANO - TARDE

NIVEL 03  ENSINO MÉDIO

01  ACÁCIO FEITOSA CARMO                         3 ANO
02  GENI XAVIER CARNEIRO                            1 ANO
03  JOÃO INACIO DE SOUZA NETO                 2 ANO
04  IRLAN BRUNNO LIMA JARDIM                  2 ANO
05  PERPÉTUA RODRIGUES DE SOUSA           1 ANO
06  FERNANDA VARGAS DAS SILVA                1 ANO
07  THIAGO BRÁS MACHADO DA SILVA         3 ANO
08  WILLIAN CARVALHO DE OLVEIRA            1 ANO
09  ALDIMAR ALVES PEREIRA                          1 ANO
10  GISLENE MIGUEL DE SOUSA SILVA          1 ANO
11  VERÔNICA RIBEIRO GONÇALVES             1 ANO
12  JONARE DIAS RODRIGUES                          3 ANO
13  TÁLLYNA  ALVES  COELHO                         2 ANO


DICA: ACESSE O SITE DA OBMEP
LINK
http://www.obmep.org.br/banco.htm


ATENÇAO AO CALENDÁRIO DA 2 FASE.





PARABENS AOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM E BONS ESTUDOS PARA OS ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A PROXIMA FASE.


terça-feira, 29 de maio de 2012

PARTICIPE ENEM 2012 ULTIMOS DIAS




ENEM  2012 

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE.
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Inscrição ENEM 2012: Agora é pra valer! O Ministério da Educação (MEC) divulgará as mudanças que ocorrerão no Enem 2012 e, logo mais, no Diário Oficial da União de sexta-feira (25/05/2012), anunciará data de abertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano – inscrições ENEM 2012. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) continuará responsável pela organização de todo processo.
Como se inscrever no ENEM 2012? Os interessados em realizar as provas do ENEM 2012 deverão acessar o site oficial do INEP, tendo em mãos seus documentos pessoais (RG e CPF) e endereço completo. No ato da inscrição é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nome completo, identidade (RG), endereço, idioma escolhido para prova de língua estrangeira, local onde deseja realizar as provas, situação escolar, informações sobre a escola (caso esteja cursando o ensino médio) e perfil socioeconômico. É de inteira responsabilidade de a pessoa conferir todas as informações prestadas e guardar o número de inscrição gerado.
Os portadores de necessidades especiais devem informar sua situação no momento da inscrição. Quem estiver interessado em obter o certificado do ensino médio ENEM 2012 deve informar tal interesse, além de indicar uma das instituições certificadoras autorizadas para receber seus respectivos dados cadastrais e resultados.
Ao realizar a inscrição será emitida uma guia de pagamento, no valor de R$ 35,00, a ser paga em uma agência bancária até o terceiro dia útil após o término das inscrições. Quem estiver concluindo o ensino médio em escolas públicas será isento do pagamento. Também é possível declarar carência no ENEM 2012, pedindo isenção da taxa de inscrição, informando que é membro de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica. O INEP verifica cada um destes casos antes de dar a resposta final.
As provas do Enem deste ano serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro (sábado e domingo). As áreas de conhecimento serão as seguintes: 1) Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia, e sociologia); 2) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia); 3) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação); 4) Matemática e suas Tecnologias (matemática). Os candidatos terão que responder 45 questões de cada uma destas áreas e escrever uma redação do tipo dissertativo-argumentativo sobre um tema específico. No primeiro dia serão aplicadas as provas 1 e 2, enquanto as áreas 3, 4 e redação serão feitas no segundo dia.
No dia dos exames os candidatos precisam chegar com antecedência, portando um documento de identificação original com foto. O gabarito só pode ser preenchido de caneta esferográfica preta (feita de material transparente).
Não deixe para providenciar tudo de última hora. Faça o possível para evitar transtornos e nervosismos. Prepare-se e boa sorte!
Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

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quarta-feira, 16 de maio de 2012

PARCERIA REDE SAT e SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO

Seduc divulga resultado do Prêmio Tocantins Sustentável






Escolas premiadas

Ao todo foram inscritos 48 projetos de escolas de todo o Estado, entre agosto e setembro deste ano. Os mesmos foram analisados por uma equipe multidisciplinar formada por representantes da Redesat e da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc.



De acordo com a assessoria, além da Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, outras seis escolas foram selecionadas na categoria regionais de ensino. Como premiação as unidades de ensino vencedoras ganharão computadores e uma viajem ao Parque Estadual do Cantão, que deve acontecer no próximo ano.



Confira os outros ganhadores

DRE de Arraias

Colégio Estadual Professora Ranulfa – Aurora do Tocantins

Projeto de proteção e recuperação ambiental - Rio Azuis "Deixai-me correr livre e limpo"



DRE Dianópolis

Colégio Estadual Drº Abner Araújo Pacini - Almas

Reciclagem colaborativa de garrafa PET: atitude para um ambiente sustentável



DRE Guaraí

Colégio EStadual Raimundo Alencar Leão - Guaraí

Conservar para viver



DRE Miracema

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Dois Irmãos do Tocantins


Horta e viveiro escolar

VIDEO PRODUZIDO
HORTA E VIVEIRO
 



DRE Porto Nacional

Escola Estadual Dr.Domingos Carrerot – Porto Nacional

Viveiro escolar de mudas nativas do cerrado como ferramenta para o desenvolvimento da educação ambiental e como ação para o desenvolvimento sustentável.



DRE Tocantinópolis

CEM Deputado Darcy Marinho - Tocantinópolis

Projeto Jardim Escolar

quinta-feira, 12 de abril de 2012

COMO APRESENTAR SEMINÁRIO

Dica de Como Apresentar Seminário 


1. ABERTURA – Um expositor (pode ou não fazer parte do grupo) dirige-se ao auditório e apresenta os expositores - Professor ou Representante de turma.

Exemplos: 
A- “Bom dia, pessoal! Gostaria de apresentar a vocês os componentes do meu grupo: citar nomes dos colegas...” 
B-  “Atenção, turma! Vamos chamar à frente da classe o grupo Tal que vai falar a vocês sobre um tema muito interessante, a ser apresentado em forma de seminário...”

2. INTRODUÇÃO AO TEMA – Etapa de apresentação, delimitação do assunto. Dá ao orador a oportunidade de explicar as razões de suas escolhas. 
   Esta fase deve mobilizar a atenção e a curiosidade dos ouvintes e, para isso, o expositor deve utilizar uma foto ou ilustração relacionada ao tema, colocar uma questão-isca que desperte a curiosidade, contar uma anedota, fazer perguntas, etc.

Exemplos:
 a) “Esse seminário abordará tal assunto...”
b) ”Vamos tentar explicar a vocês a importância da ...”

3. APRESENTAÇÃO DO PLANO DA EXPOSIÇÃO – Deve esclarecer, ao mesmo tempo, sobre o produto (o texto planejado) e sobre o procedimento (a forma, a seqüência da exposição).

Exemplos:
A- “Falaremos, primeiramente sobre... Depois, daremos alguns exemplos, para, em seguida, abordarmos os seguintes aspectos...” 
B- “Iniciaremos com uma descrição geral sobre... Em segundo lugar, vamos nos ater especialmente a... Depois, faremos também um detalhamento... E, ainda, veremos... Por fim, iremos...”

4. DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO – É o encadeamento dos diferentes temas (e subtemas) e a quantidade deles deve corresponder ao número anunciado no plano. Faz- se necessário ressaltar que esta fase é a mais importante do seminário e, para que as idéias sejam assimiladas pelos ouvintes, é necessário que elas sejam expostas numa progressão coerente, o que se consegue atentando-se para:
 1-  a coesão temática, ou a ligação, a articulação dos diferentes aspectos de um mesmo assunto; 2-  a sinalização do texto, ou a distinção das idéias principais das secundárias;
3-  a introdução de exemplos, sejam eles explicativos ou ilustrativos, tais como cartazes, mapas, gráficos, tabelas, transparências, etc.;  
4- a reformulação de palavras ou idéias, para esclarecer as dúvidas dos ouvintes diante de termos novos ou difíceis.

Exemplos: 
A -  “A questão que abordaremos agora é... Isso nos leva à seguinte reflexão:... Então, chegamos agora a um ponto muito importante...” 
B- Devemos notar, sobretudo, esses dois aspectos... Em outras palavras, podemos chamar de... E, agora, exemplificando...”

5. RECAPITULAÇÃO E SÍNTESE – É a retomada dos pontos principais da exposição e também a fase de transição entre ela e as duas etapas de conclusão que virão a seguir.
Exemplos: 
A- “Então, para terminar, vamos fazer uma síntese de tudo o que vimos até aqui...”
B- “Em resumo, podemos dizer...”

6. CONCLUSÃO – É a transmissão da mensagem final, mas pode ser, também, a proposta de um problema novo aos ouvintes, ou o início de um debate, uma roda de conversa, a execução de algum exercício ou atividade de verificação, uma dinâmica, etc.
Exemplos: 
A- “Agora, finalizando nosso seminário, vamos colocar a seguinte questão...”
B- “Para concluir, queremos deixar a seguinte mensagem...”

7. ENCERRAMENTO – Nesta fase, cabem os agradecimentos ao auditório.

Exemplos: 
A- “Gostaríamos de agradecer a atenção de todos os presentes...” 
B- “Esperamos que, de alguma forma, tenhamos contribuído para ampliar o conhecimento de vocês sobre...”
Para que haja compreensão e assimilação do assunto exposto, faz-se necessário, ainda, a observação das seguintes orientações:
• falar alto e dis-tin-ta-mente, nem muito rápido, nem muito lentamente;
• gerenciar pausas;
• captar a atenção da audiência, variando a voz e gerenciando o suspense;
• cuidar da postura, não exagerando nos gestos, mas também não ficando imóvel;
• alternar discurso (fala) e apresentação de documentos diversificados (cartazes, mapas, gráficos, transparências, etc.) e ter em mãos um bom plano ou esquema

       RESUMO GERAL 
O trabalho com seminário envolve todas as etapas abaixo discriminadas:
- tomar consciência da situação de comunicação levando em conta a finalidade e o público alvo;
- pesquisar, ler e explorar textos e/ou documentos diversos (gráficos, fotos, gravações... inclusive) a fim de coletar informações sobre o tema a ser exposto;
- selecionar informações a partir dos textos e/ou documentos pesquisados, exercitando, deste modo, a elaboração de anotações escritas e desenvolvendo as capacidades de exemplificar, ilustrar e explicar;
- distinguir idéias principais de secundárias ao estruturar a exposição das mesmas;
- ordenar os temas, subtemas e/ou tópicos, intercalando-os com exemplos, ao elaborar o plano de exposição;
- preparar anotações/esquema, transparências, mapas, gráficos, tabelas... para servirem de suporte durante a exposição;
- antecipar as dificuldades de compreensão dos ouvintes reformulando ou substituindo as palavras difíceis;
- preparar o seminário, fazendo a ligação (articulação) entre as diversas fases da exposição (abertura, introdução, apresentação, desenvolvimento, resumo, conclusão, encerramento);
- coordenar a distribuição da palavra entre os elementos do grupo;
- treinar para a exposição, tomando consciência da importância da voz, do olhar, da atitude corporal;

Email:  hibrahimpc@gmail.com
Bons Estudos.....

Experiencia Fisica 3 Ano - Castelo Branco 2011

Fisica Hoje

COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
PROF HIBRAHIM SOARES
ALUNOS : 3 ANO ENSINO MEDIO  ANO 2011
TEMA: CORRENTE ELETRICA
Apresentado no seminario de Fisica 

TESTE RACIOCINIO LOGICO

DESAFIO :  RACIOCINIO LOGICO

segunda-feira, 12 de março de 2012

OLIMPIADA BRASILEIRA DE MATEMATICA DAS ESCOLAS PUBLICAS

OBMEP
Participe

Apresentação 

 A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
  • a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
     
  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
     
  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
     
  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;
     
  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação;
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 
Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

 

LINHA DO TEMPO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

linha-do-tempo2012
8 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
www.obmep.org.br/emiteReciboEscola.do?mecCode=17012350 2/3
Bairro do Responsável: CENTRO
Município do Responsável: DOIS IRM­OS / TOCANTINS
CEP do Responsável: 77685-000
UF do Responsável: TO
Telefone do Professor Responsável: (63) 84194755
Fax do Professor Responsável: (63) 33621245
E-mail do Responsável: hibrahimpc@gmail.com
Dados dos Alunos
Alunos do Nível 1: 272
Total de Alunos do Nível 1 que participarão: 275
Total de Alunos do Nível 2 que participarão: 208
Total de Alunos do Nível 3 que participarão: 260
2ª Fase
Disponibilidade para sediar a 2  Fase ? Sim
Total de alunos que a escola comporta: 600
Total de salas que a escola comporta: 15
 aproximado de carteiras por sala: 40
Dados do(a) coordenador(a) regional da OBMEP
Disposição para esclarecer duvidas e apoiar a participação de sua escola na OBMEP.
Nome : PAULO CLEBER MENDONÇA TEIXEIRA
Email : to03@obmep.org.br
Telefone : (63) 32328138 / (63) 84211747
Região: TO03 - PALMAS
Data da Inscrição: 12/03/2012 às 11:13 h. (Hora de Brasília)
Data da Òltima Atualização: 12/03/2012 às às 11:13 h.(Hora de Brasília)

Projeto Estudante Monitor

                           Autor: Hibrahim Soares Lima INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar busca-se o desenvolvimento e aprimoramento e...